15ª Sessão Ordinária é realizada no plenário da Câmara de Salgueiro

por adm publicado 27/05/2019 12h32, última modificação 27/05/2019 12h32
Veja o resumo de tudo que aconteceu na 15ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Salgueiro.

O Vereador Augusto Matias ocupou à Tribuna. Saudou a todos, como de estilo. Relatou Requerimentos e Indicações de sua autoria. Relatou a economia nas despesas do Município com a casa de apoio dos pacientes em Salgueiro, onde os serviços vem sendo prestados. Parabenizou o Município pelo bom desempenho na transparência das informações. Relatou ter visto trator limpando a passagem molhada entre o bairro Granja e Santa Margarida. Parabenizou o Presidente Bolsonaro por sua visita ao Estado de Pernambuco. Relatou ter visto a Deputada Jandira Fegali perguntar a Paulo Guedes, como iria solucionar a questão do desemprego, onde o Ministro respondeu que nos 16 (dezesseis) anos do PT foi deixado 14 (quatorze) milhões de desempregados. Relatou não entender a oposição, pois reclamava quando não se tinha feito as creches, e agora reclamam porquê as creches serão feitas. Relatou ter sido eleito para representar o povo. Relatou ter presenciado palavras fora da ética, proferidas nesta Casa. Relatou que não está na Casa para saber quanto ganha o Prefeito ou funcionário, mas para trabalhar pela população. Relatou que cada Vereador tem o direito de votar e manifestar seu voto. Relatou sempre votar na Casa representando o povo e a população. Relatou que os Vereadores são quem aprovam o orçamento do Município, logo, participam também da gestão. Relatou que nessa Casa, ninguém sabe mais ou sabe menos, mais todos sabem das necessidades da população. Relatou que uns sabem de umas coisas e outras sabem de outras coisas, mais ninguém sabe de tudo.

O Vereador Auremar Carvalho ocupou à Tribuna. Saudou a todos, como de estilo. Desejou os sentimentos aos familiares de Nabô, do DER, que faleceu pela manhã. Desejou os parabéns a sua irmã, Aurélia, pelo aniversário no dia de ontem. Desejou os parabéns e o voto de aplausos ao pessoal do Poço da Pedra, Mulungu e Garrote Morto pelo 15º torneiro realizado no Poço da Pedra. Pediu a população que preste atenção a um fato que irá falar agora. Relatou que um blog sem credibilidade e mentiroso postou nas redes sociais informações indevidas, onde relatou que pagou diárias sem ter contrato de funcionário, na época de sua gestão. Relatou estar nas mãos com o contrato assinado em janeiro de 2017, onde o funcionário recebeu as diárias devidamente. Relatou que esse blog vem perseguindo este Vereador com mentiras. Parabenizou Jenilda e Masarelo pela confiança e trabalho na Casa. Relatou ao Presidente George Arraes que tenha cuidado com quem está trabalhando hoje na Casa, pois essa informação é restrita, de modo que saiu de dentro de um local restrito. Deixou um recado ao blog e blogueiro que com mentiras não mancha a imagem desse Vereador, onde acaba sim com a imagem do blog, que posta calúnias e mentiras. Relatou pessoas que pagam ao blog, onde o blog nada posta a essas pessoas. Relatou que nunca teve condições de pagar ao blog, e como nunca pagou ao blog, esse blogueiro vive perseguindo este Vereador. Relatou que a população sabe quem está mentindo. Relatou que irá postar na rede social o documento, para provar a mentira do blog. Relatou que o blog pode caçar o que quiser, onde não achará nada errado deste Vereador. Relatou a falta de credibilidade desse blog em Salgueiro. Relatou que a autoridade que quiser, pode procurar este Vereador que mostrará o documento que desmente esse blog. Relatou que toda a comunidade de Salgueiro está vendo a realidade das coisas, está vendo as mentiras desse blog.

A Vereadora Eliane Alves ocupou à Tribuna. Saudou a todos, como de estilo. Relatou seus sentimentos à família de Nabô, pelo seu falecimento. Abraçou todos os salgueirenses que estão nas filas dos hospitais, em casa e outros lugares, acometidos do vírus da dengue, e, em alguns casos, o que deve realçar o cuidado, acometidos de meningite. Desejou um abraço a todos, em especial o Vereador Veronaldo que se encontra organizando o evento que realizará dia 26 de maio. Relatou que amanhã Salgueiro receberá o Deputado João Campos para debater a reforma da previdência e com relação a educação. Relatou ter lido a revista construir que traz um texto de uma salgueirense, que já foi gerente da GER regional Salgueiro, professora Maria Gilda da Silva, que assina seus textos com o pseudônimo Nelson Salgueiro, em homenagem a seu pai e a Cidade. Teceu vários elogios a Maria Gilda da Silva, a quem apresentou Moção de Aplausos. Relatou a necessidade de falar da pauta do povo. Relatou várias ruas intransitáveis no Município, como a Rua José Matias dos Santos, no Copo de Cristal, além do esgoto estourado na via. Relatou que a partir de agora, todas as suas proposições vão acompanhadas de fotografia. Relatou ter ido na Rua Elvira Soares, no bairro Primavera, próximo ao boteco do Eri, onde existe o matagal no local destinado a construção de uma praça, onde a população faz queimadas para evitar cobras e outros animais e insetos, de modo que a manutenção é feita pela própria população, que deveria ser feita pelo Município. Relatou que na Rua 24, no bairro da Cohab, o local que seria destinado para a construção de uma praça está tomado de mato, entulho e restos de construção, onde pede providências. Relatou a falta de iluminação pública no residencial Mandacaru.

O Vereador Pedro Pereira ocupou à Tribuna. Saudou a todos, como de estilo. Falou do Requerimento de sua autoria em 2016 para incluir Salgueiro ao Projeto de criação da Zona Franca do Semiárido, onde no início, Salgueiro não fazia parte do Projeto. Relatou a importância da criação de uma zona franca, citando a zona franca de Manaus. Relatou que para se fabricar uma moto fora da zona franca, tem um custo de R$ 10.000,00 (dez mil reais) e dentro da zona franca tem um custo de R$ 5.000,00 (cinco mil reais). Relatou que o Relator do Projeto é o Deputado Gonzaga Patriota, onde reforçou o Requerimento para incluir Salgueiro no Projeto de Zona Franca para o Semiárido, onde entende muito importante a inclusão de Salgueiro nesse Projeto, de modo que deverá ser realizada audiência pública em Salgueiro para tratar do tema. Relatou a luta do Deputado Gonzaga Patriota para implementar a zona franca bem como para incluir Salgueiro na zona franca. Relatou a necessidade de construção/manutenção da passagem molhada que liga a Granja Aurora ao Santa Margarida, e demais bairros do Município. Relatou que se reuniu com o Prefeito e tentará viabilizar junto ao Executivo tal projeto. Relatou sua posição com relação as águas que se encontram nos açudes de Salgueiro. Relatou ter terminado as fontes de águas da chuva, onde como não há como separar as águas das chuvas da água da transposição, as águas das chuvas de Salgueiro irão para outros Estados, onde entende necessário abrir as comportas em alguns momentos de urgência. Relatou que tramita Projeto do Deputado Gonzaga Patriota que trata do tema. Lamentou o falecimento do Sr. Nabô, pessoa querida por este Vereador.

O Vereador Ednaldo Barros ocupou à Tribuna. Saudou a todos, como de estilo. Relatou seu agradecimento a todos os amigos e amigas que parabenizaram este Vereador que completou no dia de ontem 55 (cinquenta e cinco) anos de vida. Relatou que a vida é um grande presente de Deus, onde entende que deve ser valorizado em todos os momentos. Relatou ter visitado várias residências nesse mês de maio. Relatou sua surpresa com o falecimento do amigo Nabô, amigo e pessoa do convívio deste Vereador. Relatou que Nabô era o grande maestro do time do DER. Relatou ter participado do aniversário do amigo Zeca em São José do Belmonte, no ano passado, onde lembra do amigo Nabô no evento. Relatou Requerimento onde pede a construção de uma escadaria ligando a Rua José Carneiro a outra via do Município. Relatou a necessidade de melhorias na pista de cooper do Município, no açude velho. Relatou Requerimento de construção de lombada na Rua Afonso Vieira, neste Município. Relatou a necessidade de cuidados na luta contra a dengue.

O Vereador Bruno Marreca ocupou à Tribuna. Saudou a todos, como de estilo. Desejou votos de pesar aos familiares do Sr. Nabô. Desejou um abraço a seu pai e a muitos pais de Salgueiro que está acamados com o vírus da dengue. Relatou casos de dengue, chikungunya e zika, além de três casos de meningite. Relatou o trabalho dos agentes de saúde e dos agentes de endemias, entre outros profissionais, no combate as arboviroses. Relatou vários casos de larvas e ovos de dengue encontrados em casas e vias do Município. Relatou a epidemia que está assolando o Município, onde em todos os bairros estão ocorrendo casos de dengue. Relatou que tanto a rede pública como a privada de saúde encontra-se superlotado com o exorbitante índice de casos de dengue. Relatou Projeto de sua autoria que institui a semana de conscientização de exploração sexual infantil no Município. Leu artigos do Projeto. Leu a justificativa do seu Projeto. Relatou Requerimento de sua autoria em que pede a manutenção da praça do Sítio Pau Ferro, no Município de Salgueiro. Relatou que estará presente no encontro com o Deputado João Campos para tratar da reforma da previdência e da educação, onde irá fazer propostas ao Deputado. Relatou a importância da reforma e de se debater o tema, onde entende que primeiro deve se cortar os privilégios do Executivo, Legislativo e Judiciário, para então cortar na população que possuí salários que mal dá para sobreviver. Relatou que não se deve prejudicar o pequeno trabalhador que mal ganha um salário mínimo em detrimento de altos salários de outras categorias. Pediu desculpas pelo debate acalorado de que participou na semana passada.

A Vereadora Maria da Paz Soares ocupou à Tribuna. Saudou a todos, como de estilo. Relatou Requerimentos de sua autoria em que pede a ampliação da iluminação pública na Elisa Patriota. Relatou pedidos de calçamentos de várias vias, como Rua 14, 18, na Cohab, entre várias outras. Parabenizou o amigo Ednaldo Barros pelo aniversário na data de ontem, onde teceu vários elogios ao colega. Relatou seu abraço e parabéns ao amigo Tarcísio da Buzina. Relatou ter estado com o Secretário da Agricultura reforçando o pedido com relação a necessidade de limpeza e manutenção da estrada que dá acesso ao Sítio Tamboril. Desejou seu abraço a seu filho Tiago que acabou de chegar na Casa. Lamentou o falecimento do amigo Nabô, onde teceu vários elogios ao amigo e desejou seus sentimentos aos familiares. Teceu comentários sobre o amigo Nabõ.

O Vereador Hercílio de Alencar ocupou à Tribuna. Saudou a todos, como de estilo. Lamentou o falecimento do amigo Nabô. Relatou o belo trabalho da diretora da Escola do Pau Ferro. Relatou o desenvolvimento que se encontra hoje no Pau Ferro. Relatou a necessidade de se cuidar melhor o Pau Ferro, onde pede melhorias na passagem molhada do Pau Ferro, bem como que seja feito o esgoto do Pau Ferro, que se encontra a céu aberto. Relatou que sua família vem toda do Sítio, onde também é um Vereador do Sítio. Relatou que hoje está no Sítio por opção, por gostar do campo e da terra. Relatou que o amigo Zequinho deve estar ouvindo essa sessão, onde parabeniza o trabalho do amigo Zequinha do Pau Ferro. Relatou a necessidade de se fazer uma reflexão de como a dengue está criticando os salgueirenses. Relatou que a quantidade de dengue em Salgueiro está quebrando todos os recordes. Relatou ter procurado o amigo Paulinho para saber o que está sendo feito. Relatou que, no período chuvoso deve se capinar de 15 em 15 dias, onde sem chuvas o normal é de 04 (quatro) em 04 (quatro) meses. Relatou a necessidade de capinação em todas as vias de Salgueiro. Relatou o Presidente que foi eleito por pessoas que não tiveram compromisso em analisar a vida dele. Relatou as mudanças de opiniões do atual Presidente, que está querendo entregar as riquezas do Brasil. Relatou que Salgueiro está sendo liberado para explorar ouro. Relatou que, o dinheiro que se ganha com o ouro tem que se gastar 10 (dez) vezes mais para tratar os problemas que o ouro traz para a saúde da população. Relatou que o Presidente vai para Petrolina, e que ninguém quer ele lá. Relatou que Bolsonaro se aposentou com 33 (trinta e três) anos. Relatou que estão destruindo o Brasil. Relatou que querem pegar o dinheiro dos aposentados para concentrar nos empresários. Relatou que se fosse polícia iria ser contra o Presidente para o resto da vida. Relatou que as armas devem ser fornecidas aos policiais e não a população. Relatou que a campanha de Bolsonaro foi financiada pelo empresariado. Relatou que com tudo isso querem condenar Lula. Questionou o crime de Dilma. Relatou que o Queiroz movimentou quase R$ 700.000,00 (setecentos mil reais) em pouco tempo.

O Vereador Antônio Pires ocupou à Tribuna. Saudou a todos, como de estilo. Desejou seus sentimentos aos familiares do Sr. Nabô. Relatou ser uma injustiça com o Sr. Júnior, que trabalhou por vários anos na educação regional, que não foi reconhecido por seu trabalho nesta Casa. Relatou esperar que a vinda do Deputado João Campos seja importante para cumprir as promessas do Governo do Estado que não foram cumpridas até então, como o IML, a pista de Conceição das Crioulas, entre outras. Relatou a importância do Vereador cobrar, e cobrar com respeito. Falou do seu trabalho como Vereador, onde nunca foi atendido pela ex Prefeita. Relatou a importância de se pedir, mais sempre com respeito, mesmo que não seja atendido. Relatou que nunca foi atendido pela ex Prefeita. Relatou que, quanto ao postinho do Divino, foi lá e uma senhora não atendeu bem este Vereador, onde foi a fundo, e descobriu que tinha remédio sim, onde pede a gestão mais fiscalização. Relatou entender que os R$ 14.950.000,00 (quatorze milhões, novecentos e cinquenta mil reais) veio do direito aos repasses para a educação dos Municípios brasileiros, criado pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso e reduzido por outro ex Presidente, que não foi criticado por esse ato, há época. Relatou não poder aceitar e acobertar que o bandido ande com armas, muitas das quais a polícia não possuí, e a população não. Criticou pessoas que se dizem alunos mais não vão estudar e sim usar drogas e bebidas alcoólicas. Pediu a passagem de um vídeo mostrando pessoas em universidades fumando maconha e ingerindo bebidas alcoólicas no campus de uma universidade. Falou ficar de boca aberta ouvir de uma Vereadora que isso é normal.

O Vereador André Luiz Alves Neves ocupou à Tribuna. Saudou a todos, como de estilo. Desejou seus sentimentos aos familiares do amigo Nabô do DER. Relatou que um Vereador falou que Paulo Guedes falou que o PT deixou 14.000.000 (quatorze milhões) de desempregados. Relatou que o pronunciamento deste Vereador e do Vereador Antônio Pires tenta tirar o foco do desmonte realizado pelo atual Governo. Parabenizou o Vereador de Petrolina que conseguiu impedir a concessão e entrega de Título de Cidadão de Petrolina ao Presidente Bolsonaro. Falou a luta por direitos e inclusão social conquistados com o Governo do Presidente Lula. Relatou que tudo foi fruto de cobranças sociais e lutas da população por direitos. Relatou que os direitos conquistados não foi uma concessão, mais resultado de muita luta pela população. Relatou as conquistas construídas junto com o povo brasileiro. Relatou a revolução no País com o Governo do Presidente Lula. Relatou a conciliação de classes no Governo do Presidente Lula. Relatou que o BNDES em 2002 foi de R$ 500.000.000,00 (quinhentos milhões de reais) para mais de R$ 5.000.000.000,00 (cinco bilhões de reais) em 2014, entre vários outros números que beneficiaram a população. Relatou os benefícios trazidos com o Prouni e Fies. Relatou que no Governo de Lula e Dilma foram criadas 18 Universidades Federais e nenhuma no Governo de Fernando Henrique. Relatou que o Brasil sem miséria tirou mais de 14 milhões de brasileiros da pobreza, minha casa minha vida, entre outro benefícios. Relatou que no Governo de Fernando Henrique foram realizadas 48 operações da Polícia Federal, enquanto que no Governo Lula e Dilma foram feitas 1273 operações da Polícia Federal. Relatou que no Governo de Fernando Henrique foram criadas 11 Escolas Técnicas, enquanto no Governo Lula e Dilma foram criadas 214 Escolas Técnicas. Falou do desgoverno atual, onde o Governo Lula e Dilma beneficiou todas as classes sociais. Relatou que no Governo Lula e Dilma, o pobre pode comprar sua mota e ter sua renda. Relatou o aumento da taxa de desemprego e a entrada do País no buraco.

O Vereador Erivaldo Pereira ocupou à Tribuna. Saudou a todos, como de estilo. Desejou sentimentos aos familiares do amigo Nabô, que faleceu recentemente. Mandou um abraço aos amigos Cachoeira e aos amigos que trabalham na casa são pedro. Desejou abraço ao irmão Ednaldo Pedro Pereira pelo aniversário. Relatou a questão dos tapa-buracos, onde pede celeridade nos trabalhos, vez que as ruas se encontram deterioradas no Município. Relatou a necessidade de reparos na Rua Ambrosino Leite, Vicência Pereira, entre outras vias, de modo que espera as melhorias o mais rápido possível, dentro dos planejamentos da empresa, onde pede a colocação de mais uma equipe, para que duas equipes em bairros diferentes possa acelerar o trabalho do tapa-buraco. Relatou pedido que fez para realização de mutirão na limpeza do bairro Copo de Cristal, onde teve eu pleito atendido, de modo que agradece pela atenção a sua solicitação. Relatou que o Deputado João Campos estará em Salgueiro para tratar da reforma da previdência e da educação, de modo que espera que o Deputado venha recheado de informações para toda a população, onde irá questionar ao Deputado, se for possível, o que ele pretende trazer para Salgueiro, vez que tirou mais de 7.000 votos em Salgueiro.

O Vereador George Arraes ocupou à Tribuna. Saudou a todos, como de estilo. Desejou sentimentos de pesar aos familiares do Sr. Nabô, pelo seu falecimento. Relatou que próxima semana ocorrerão diversas atividades, como o Projeto a “Câmara vai a Escola e os alunos vão a Câmara”, onde os Vereadores já foram a Escola Urbano Gomes e os alunos vieram a Câmara. Relatou que os alunos do Erem Aura Sampaio virão a Câmara na segunda-feira, às 09:00h da manhã, para interagirem com a Câmara. Relatou que ocorrerá audiência pública, próxima semana, para tratar das crianças especiais do Município de Salgueiro, tratamento, acompanhamento e dificuldades enfrentadas. Relatou a necessidade de todos se envolverem no combate a dengue, em suas casas, suas empresas e suas ruas. Pediu atenção ao gelágua, onde um recipiente que existe abaixo do equipamento armazena ovos do mosquito transmissor da dengue. Relatou os problemas trazidos pela dengue, chikungunya e zika, de modo que a prevenção é o melhor remédio. Relatou ter debatido com o Presidente do Sindicato Rural, Sr. Dezinho, para tratar da reforma da previdência e de outros assuntos do homem do campo. Relatou que as informações que foram ditas pelo blog não foram fornecidas pela Câmara, embora públicas e de acesso a todos. Relatou que com relação ao Presidente Bolsonaro, não é a favor de algumas propostas, como mudanças para o BCP e para o agricultor quanto a previdência, que entende que devem permanecem como estão. Relatou que o Bolsonaro é o Presidente e deve se lutar que seu Governo seja bom para população, independente de que partido seja, de modo que a luta é em prol do benefício da população, aprovando o que for bom e pedindo que seja rejeitado o que for ruim para a população.

O Vereador Flávio Barros ocupou à Tribuna. Saudou a todos, como de estilo. Desejou sentimentos a família do amigo Nabô. Parabenizou o amigo Ednaldo Barros, pelo aniversário. Relatou ter visto anúncio do Governo do Estado que disse que irá investir R$ 505.000.000,00 (quinhentos e cinco milhões de reais), com início dos serviços a partir do dia 27 de maio. Relatou que o Governo promete recuperar 2.000 km de rodovias no primeiro ano do programa. Relatou esperar que essa recuperação das vias e rodovias cheguem a PE que dá acesso a Umãs, vez que a população aguarda ansiosamente pela melhoria da PE 483. Relatou que não ficou claro o que será feito com a PE 460, vez que falam de recuperação das PE’s, e a PE que dá acesso a Conceição das Crioulas ainda não foi implementado, de modo que espera que a via seja contemplada pelo programa. Relatou o mutirão da dengue, que já passou pelo bairro da Cohab, e hoje passará pelo bairro Riachinho. Relatou a importância da capinação na Cidade, onde pede ampliação da capinação para otimizar os trabalhos no Município. Relatou a necessidade de aproveitar a trégua das chuvas para acelerar os trabalhos de capinação em Salgueiro. Relatou a necessidade da população participar no combate a dengue. Relatou ter visitado a obra da construção da UBS do Santo Antônio, fruto de Emenda do ex Deputado Adalberto Cavalcanti. Relatou a necessidade da implementação do programa Orus, um programa gratuito, onde a Secretaria de Saúde pode acompanhar em tempo real a saída e a entrada de medicamentos nos estoques. Relatou que na cidade existem 04 (quatro) farmácias com convênios com o Governo Federal, onde 35 (trinta e cinco) remédios são fornecidos de forma gratuita para a população, custeados pela União, onde a população pode levar para casa seu medicamento.

 Assessoria de Comunicação

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.