Câmara de Vereadores de Salgueiro recebeu curso com as novas regras para as eleições 2020 promovido pela ALEPE

por adm publicado 12/11/2019 10h52, última modificação 12/11/2019 10h52
Os palestrantes foram Josebergues Melo, membro da Comissão Eleitoral da OAB-PE, que tratou da Propaganda Eleitoral; e os chefes do Cartório Eleitoral do do TRE-PE, Álvaro Nascimento, que falou sobre Prestação de Contas, e Eratóstenes Gomes que abordou a extinção das coligações e perspectivas para 2020.

No próximo ano, os 39.565 eleitores de Salgueiro, vão votar novamente para prefeito e vereadores. Muitos não sabem, porém, que a partir de 2020 várias mudanças vão reger o pleito. Para revisar as principais alterações das regras eleitorais e evitar ao máximo a prática de atos ilícitos por servidores públicos (candidatos ou não), a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) realizou nesta quinta-feira (7), no Plenário da Câmara de Vereadores de Salgueiro, mais uma edição do curso sobre as novas regras para as eleições municipais do próximo ano, com o tema “Eleições Municipais 2020: Novas Regras”. A iniciativa é da Escola do Legislativo (Elepe) em parceria com a União dos Vereadores de Pernambuco (UVP) e o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE).

Participaram do curso os vereadores: George Arraes, Zé Carlos, Professor Hercílio, Augusto Matias, Erivaldo Pereira, Paizinha Patriota, Eliane Alves, Antônio Pires, Bruno Marreca, Pedro de Compadre e Flavinho Barros, além do vice-prefeito Dr. Chico, o deputado estadual Lucas Ramos, o superintendente da Elepe, José Humberto Cavalcanti, o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros além dos representantes dos municípios de Cedro, Mirandiba, Parnamirim, São José do Belmonte, Serrita, Terra Nova e Verdejante.

As novas regras definidas para as eleições 2020 incluem temas como Propaganda Eleitoral; Extinção das Coligações; Prestação de Contas; Expectativas para 2020. Para José Humberto Cavalcanti, o objetivo do curso é explicar aos politicos da região as mudanças no sistema eleitoral. “Queremos concientizar os candidatos a vereador sobre a legislação, e esclarecer possíveis dúvidas sobre a nova legislação eleitoral”, disse.

Para o presidente da Câmara de Vereadores de Salgueiro, vereador George Arraes foi um momento muito importante, “não só para os vereadores e pré- candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores de Salgueiro e região, as regras para as próximas eleições mudaram bastante com o final das coligações, muitas alterações foram feitas e precisamos entender como esta funcionando todas essas regras. Momento oportuno para tirarmos todas as dúvidas”, destacou.

“A Casa Joaquim Nabuco tem buscado levar as atividades, os serviços do Poder Legislativo para mais perto da população. O curso tem a preocupação de informar os candidatos e os eleitores para que o pleito do ano que vem aconteça da melhor maneira possível”, pontuou Eriberto Medeiros, presidente da Alepe.