Em Sessão por vídeoconferência, vereadores de Salgueiro encaminham às comissões projetos do Executivo

por adm publicado 31/03/2020 10h05, última modificação 31/03/2020 10h05
Em razão do distanciamento social no enfrentamento ao Covid-19, sessão foi realizada por vídeoconferência.
Os vereadores de Salgueiro realizaram nesta segunda-feira (30) Sessão Ordinária para apreciar os projetos enviados pelo Executivo. Em razão do enfrentamento da pandemia do coronavírus, a sessão foi realizada por meio de vídeoconferência.Na ocasião os três projetos do Executivo que são: Autorização de Crédito Especial para o Lar São Vicente de Paula; crédito adicional ao combate ao coronavírus e a adequação da lei que trata sobre a reforma da previdência no município, foram encaminhado às comissões para receberem seus pareceres e serem votados na próxima quarta-feira (1). Acompanhe parte das falas de cada parlamentar.
Professor Hercílio (PSB). Destacou as dificuldades por conta da pandemia do coronavírus, falou da felicidade em participar da reunião. Destacou ainda, que gostaria de votar os projetos do Executivo depois que se reunisse com a categoria. Lembrou que o mais importante hoje é, salvar vidas. E destacou que achou precipitado o envio dos projetos do Executivo. Lembrou a população de lavar as mãos e usar álcool em gel.
O vereafor Pedro de Compadre (PMDB) lembrou que estamos na luta em defesa do nosso povo. Destacou que os três projetos do Executivo são um avanço para legalizar recursos e no controle do coronavirus. Pediu para que a população fique em casa.
O vereador Erivaldo Pereira (PSB) lembrou que a Câmara e os vereadores estão trabalhando na quarentena, parabenizou a Mesa Diretora pela sessão através da vídeoconferência. Lembrou que o projeto que repassa alguns recursos para o Lar São Vicente de Paula é muito importante, principalmente este mês que irá redobrar a folha de pessoal e que 8 funcionários estão em quarentena com os idosos.
O Presidente da Câmara de Vereadores George Arraes (Cidadania 23) lembrou que nas últimas semanas vem trabalhando e escutando a população, mesmo de forma virtual. "Sabemos que é um momento crítico e temos que fazer esse isolamento", lembrou o decreto do Governo de Pernambuco, que proíbe reuniões com mais de 10 pessoas. Pediu que a população fique em casa.
O vereador Flavinho Barros (podemos) destacou que jamais esperou ver no país um momento desse que estamos passando. Fez algumas ressalvas sobre os projetos do Executivo, lembrou que o projeto 07 chega em um momento delicado para ser discutido, e, que não é o momento ideal, que teria que ter tempo e amplo debate com os servidores.
O vereador Zè Carlos (PSB) parabenizou o vereador André Cacau por apresentar a ideia da sessão por vídeoconferência e a comunicação da Câmara em nome do servidor Ricardo, que mostrou todo dinamismo. "A Câmara deu um passo muito importante. Estamos solidários com roda a população", disse. Ainda aproveitou para parabenizar todos os profissionais da saúde pelos serviços prestados.
O vereador Lèo Parente (PL) parabenizou a Mesa Diretora pela iniciativa. Em relação aos Projetos do Executivo, lembrou que o projeto 07 precisa ser debatido, em especial com os servidores do município. "Os projetos 08 e 09 são extremamente importantes", disse.
A vereadora Eliane Alves (PSB)lembrou que tem votado a favor em todos os projetos do Executivo que beneficia a população. Agradeceu a todos os profissionais da saúde.
O vereador Veronaldo Gonçalves (PSB) agradeceu a Deus pelo dom da vida. Lamentou a situação que passa o Brasil, pediu que a população não der ouvidos ao que o presidente Jair Bolsonaro fala. Pediu ainda que a população fique em casa. Em relação aos Projetos do Executivo, pediu cautela e lembrou que os servidores do município tem que ser ouvidos.
O vereador André Cacau (PT) lembrou que o dia de hoje é um marco para a Câmara de vereadores de Salgueiro. Agradeceu o empenho do servidor Ricardo Rodrigues em colocar a sessão no ar. Lembrou que estamos vivendo a maior crise sanitária do século e, que se precisa dar muita atenção as recomendações que estão sendo dadas, para sair com o menor impacto possível do Covid-19. Em relação aos Projetos do Executivo, lembrou que não se pode tirar direitos conquistados pelos trabalhadores.
O vereador Ednaldo Barros (PTB) parabenizou a Mesa Diretora pela iniciativa da vídeoconferência, "sessão história para cada um de nós neste momento da história que não imaginamos passar", disse. Lamentou as mortes de 130 brasileiros vitimas do Coronavírus. Parabenizou toda equipe de saúde da Cidade.
O vereador Bruno Marreca (SD) destacou a satisfação em participar desta sessão histórica para a Câmara de vereadores de Salgueiro através da vídeoconferência. Pediu que a população fique em casa através do isolamento social. Lembrou que está atendendo a população através das suas mídias sociais. Destacou que o Coronavírus não é uma gripezinha e que não existem leitos nos hospitais para toda a população, "por isso é importante o isolamento", destacou.
O vereador Antônio Pires (PROS) agradeceu a toda equipe de saúde do município de Salgueiro, se solidarizou com a população e, lamentou que o governo do estado de Pernambuco só tenha doado R$ 12 mil para o município. Anunciou que o prefeito Clebeu Cordeiro e o vice-prefeito Dr. Chico Sampaio, irão doar 50% dos seus salários e os secretários municipais 30% para comprar 300 testes do Coronavírus. O parlamentar fez a doação de R$ 1.000 para colaborar com a compra dos testes.
A vereadora Paizinha Patriota (PV) lembrou que o país vive um momento de reflexão e, que além da pandemia devemos pensar também nos problemas psicológicos. Pediu que todos fiquem em casa. Os vereadores votaram os projetos do Executivo na próxima sessão, que será realizada na quarta-feira, 01 de abril ás 09h através de vídeoconferência.