Resumo dos pronunciamentos dos Vereadores e das Vereadoras na Sessão Ordinária por vídeoconferência dessa quarta-feira (10/06/2020)
Confira como foi a sessão da Câmara de Vereadores de Salgueiro
A Câmara de Vereadores de Salgueiro, cumprindo o isolamento social, determinado pelas autoridades, realizou na manhã desta quarta-feira (10), pela décima vez, a sessão ordinária de maneira remota e virtual. Durante a Sessão, os vereadores debateram assuntos importantes para o município.
O vereador Flavinho Barros (Podemos), destacou algumas ações do seu mandato. Acompanhou obras de melhorias em algumas estradas. Pediu para que os pais dos alunos fiquem ligados ao cronograma de entrega dos kits de merenda escolar nas escolas. Lembrou que em relação ao coronavírus Salgueiro conta com 89 casos notificados, 45 recuperados e 9 óbitos e lembrou que diante da volta do novo normal teremos que nos adequar. Lamentou também a questão de muitas pessoas ainda não terem recebidos o auxilio emergencial, lembrando que seu mandato vem auxiliando algumas pessoas nessa questão.
O vereador Augusto Matias (DEM) apresentou dois requerimentos, solicitando o complemento da pavimentação da Rua Rita Alves dos Santos, no Bairro Primavera e cavar poço artesiano no sitio barreira. Prestou solidariedade ao prefeito e a família, pela conquista de ontem, onde a justiça disse que a prisão do prefeito foi ilegal. Parabenizou a secretária de Educação pela distribuição de Kits de merenda escolar.
O vereador Léo Parente (PL) agradeceu a Deus pela oportunidade de participar de mais uma sessão. Lamentou o falecimento de Bululu. Apresentou requerimento solicitando capinação e um mutirão de limpeza no Bairro do Planalto. Agradeceu a limpeza na pracinha no Bairro do Planalto e solicitou a VII Geres o carro do fumacê para os bairros de Salgueiro.
A vereadora Eliane Alves (PSB) lembrou que ontem poderia se solidarizar com o prefeito Clebel Cordeiro, “o que aconteceu com ele não tem nada a ver com política. Ontem politizaram a situação, espalharam fake News dizendo que ele foi inocentado, o que não foi verdade. Não é verdade que a denuncia foi feita pela oposição, quem denunciou foi a equipe técnica do Ministério da Integração”, lembrou.
O vereador André Cacau (PT) lembrou que retorna depois de um momento difícil, quando foi acometido pelo coronavírus. Agradeceu a todos as mensagens, ligações e orações. Feliz em estar de volta. Prestou solidariedade a cada família salgueirense que perdeu um ente querido.
O vereador Ednaldo Barros (PTB) mostrou preocupação com o aumento dos casos de coronavírus em Salgueiro que está beirando os 100 casos confirmados. Mostrou curiosidade em saber como é o acompanhamento das pessoas que estão se tratando em casa, gostaria de informações técnicas.
O vereador Bruno Marreca (PSB) lembrou que ninguém nasce racista. Solicitou que entre na pauta futura da Câmara uma audiência pública ampla para a questão das políticas públicas para os quilombolas e para os indígenas. Na pauta do povo, lamentou a máquina não estar indo para as estradas rurais do 1ª e 2ª distritos.
O vereador Zé Carlos (PSB) lembrou que na próxima quinta-feira, fará uma live com Dr. Alain Carvalho. Apresentou Projeto de Lei de geração de emprego para os jovens. Lembrou um pouco da sus história em Salgueiro, chegando ao município aos 13 anos de idade. Agradeceu a todos os profissionais de saúde.
A vereadora Paizinha patriota (PV) mostrou felicidade com a inocência do prefeito Clebel Cordeiro. Lembrou que na última segunda-feira, esteve com a secretária de Saúde Adja, onde o Deputado Gonzaga Patriota fez uma doação de R$ 100 mil para a castração dos animais de rua. Lembrou que chegou mais testes do Governo Federal. Hoje foram assinadas 42 escrituras do Projeto Esperança
O vereador Professor Hercílio (PSB) feliz em saber que no dia 13 grandes artistas farão uma live para colaborar com as pessoas mais pobres. Lembrou que sua vida foi transformada através da educação. Lembrou que queria que Salgueiro recebesse cursos universitários.
O vereador Antônio Pires (PROS) apresentou um áudio mostrando os gastos da Prefeitura de Recife no combate ao coronavírus, pediu explicação dos vereadores da oposição e questionou como pode Recife gastar por duas cidades de São Paulo.
O vereador Pedro de Compadre (PMDB) prestou solidariedade ao prefeito Clebel Cordeiro pelo reconhecimento da justiça. Apresentou requerimento solicitando poço artesiano e tapa-buraco na pista de Umãs. Lembrou que no próximo dia 12, será dada a ordem de serviço na Rua Francisco Esmerino em Umãs.
O vereador Erivaldo Pereira (PSB) lembrou que esteve na Secretaria de Saúde para ver a possibilidade de que os moradores da Rua Olegário Mariano, venham ser atendidos pelo PSF da Praça Elias, que leva o nome de Dr. Romão. Lamentou que faltando 5 meses para a eleição, estamos vendo o prefeito visitando unidades deixada pela gestão passada e que foi acabada por essa gestão, como a Praça Céu.
Assessoria de Comunicação