Resumo dos pronunciamentos dos Vereadores e das Vereadoras na Sessão Ordinária por videoconferência dessa quinta-feira (29/10/2020)

por adm publicado 30/10/2020 10h20, última modificação 30/10/2020 10h20
Confira os pronunciamentos dos parlamentares na última sessão

A Câmara de Vereadores de Salgueiro, cumprindo o isolamento social, determinado pelas autoridades, realizou na manhã desta quinta-feira (29), sessão ordinária de maneira remota e virtual. Durante a sessão, os vereadores debateram assuntos importantes para o município.

O vereador Zé Carlos, falou da sensação de dever cumprido ao longo desses anos e ter sido um vereador presente em todos os bairros.

A vereadora Paizinha Patriota, iniciou sua fala com uma frase de Augusto Cury “Lembre-se da sabedoria da água: Ela nunca discute com um obstáculo, simplesmente o contorna”. Agradeceu o carinho do povo de Salgueiro.

Vereador Professor Hercilio, lamentou o fato que o período eleitoral vem descumprindo o que a OMS vem pregando. Lembrou que o lockdown está de volta à Europa. Demonstrou preocupação, não só com ele mais com os outros, ressaltando que as consequências virão depois da eleição, as UTis já estão lotando e os respiradores já está fazendo falta. Lembrou que desde março vem respeitando o eleitor e ficando em casa.

O vereador Augusto Matias, lamentou o falecimento de Maria Adriana. Lembrou que sempre esteve ao lado do povo, mesmo com a pandemia. Destacou que se fala muito em união, “mas, união só se for para o lado dele”.

O vereador Pedro de Compadre, apresentou requerimento solicitando que seja feito uma perfuração de um poço artesiano na propriedade do Sr. Arnaldo Bernardo Rocha, no sítio Barrocas.

O vereador Erivaldo Pereira, apresentou Moção pelos 10 anos da Diocese de Salgueiro no dia 12/10/2020. Agradeceu o acolhimento nas caminhadas. Lembrou que o debate com os candidatos a prefeito, realizado ontem pela CDL foi muito importante para que a população possa fazer sua escolha.

O vereador Flavinho Barros, fez um apelo para que a Compesa libere água. Lembrou que na próxima gestão, o prefeito Clebel terá que estabelecer um plano de saneamento básico e que taxa de 80% terá que ser combativa. Parabenizou todos os servidores públicos pelo seu dia celebrado no dia de ontem.

O vereador Veronaldo Gonçalves, agradeceu a Deus pelo dom da vida em estar mais uma vez representando o povo de Salgueiro e Umãs. Parabenizou o servidor publico ativo e inativo pelo seu dia. Aproveitou e fez um apelo para que a Prefeitura pague o restante dos precatórios e aos contratados.

O vereador André Cacau, falou sobre a pandemia e que infelizmente estão tratando a morte como números. Lembrou que o período eleitoral vem fazendo coisas surreal no período da pandemia e que não estão se importando com o vírus que está aí e continua matando. Lembrou que uma possível segunda onda da pandemia pode bater na nossa porta. Pediu que a população continue usando máscara.

A vereadora Eliane Alves, prestou solidariedade com a família do Sr. Urbano Sá, falecido ontem por Covid-19. Parabenizou todos os servidores públicos, lamentou a falta de respeito com servidor que estão sem condições de trabalhar no CAPS e dos professores que ainda não receberam seus 30% dos precatórios.

O vereador Antônio Pires, falou que o IDEB é muito importante e que a gestão Clebel e Dr. Chico fizeram a maior nota do IDEB. Destacou que o debate ontem foi muito importante e que o prefeito Clebel deu um show de bola.

O vereador Ednaldo Barros, prestou solidariedade à comunidade do Pau Ferro, pelo falecimento da missionária Maria das Graças. Lamentou as 41 vitimas em Salgueiro pelo Covid-19 e o fato de os boletins não serem divulgados diariamente. Lembrou que no inicio da campanha todos pensaram que seria feita virtualmente o que não está acontecendo.

O vereador Bruno Marreca, lamentou o fato de o atual governo, mente ao dizer que nos Postos de Saúde tem remédios, mente ao dizer que as estradas rurais estão em boas condições, “um grupo politico que só propaga fake News”. Agradeceu o carinho que vem recebendo da população. Fez um balanço do que seu mandato consegui mesmo sendo contra o prefeito como duas retroescavadeiras, emenda parlamentar e tantas outras conquistas.

Os projetos votados foram:
Projeto de Lei Ordinária nº 17 de 2020: APROVADO
Projeto de Lei Ordinária nº 21 de 2020: APROVADO
Projeto de Lei Ordinária nº 27 de 2020: APROVADO
Moção nº 60 de 2020: APROVADO
Moção nº 61 de 2020: APROVADO
Projeto de Lei (Executivo) nº 23 de 2020: ENCAMINHADO AS COMISSÕES
Requerimento nº 421 de 2020: APROVADO
Requerimento nº 422 de 2020: APROVADO
Requerimento nº 423 de 2020: APROVADO
Requerimento nº 424 de 2020: APROVADO
Requerimento nº 425 de 2020: APROVADO