1º Eliane Alves saudou todos os colegas da bancada e agradeceu à acolhida da OAB Salgueiro. Homenageou Marilene Marins, que faleceu neste mês de março, e relembrou que este ano marca os 30 anos desde que o mundo assumiu o compromisso com os direitos das mulheres por meio da Declaração de Pequim. Destacou a economia do cuidado, que conta com a participação de 90% das mulheres, ressaltando que esse trabalho precisa ser retirado da invisibilidade. Comentou que não utiliza a política para benefício próprio, mas sim para fazer o bem, e que também não muda de lado. Afirmou que todas as informações recebidas são checadas e que fará um debate sério em defesa do coletivo. Encerrou mencionando que a seleção de cuidado foi uma bagunça e mandou um abraço para cada salgueirense.

2º Zé Carlos iniciou protocolando um pedido da comunidade Feijão para a construção de uma praça que beneficie a população e solicitando o patrolamento dessa região. Comentou que a equipe de engenharia esteve ontem no local do IML e expressou sua alegria com o retorno da obra. Destacou que, com a conclusão da reforma do Hospital Regional e do IML, serão grandes marcos da governadora em Salgueiro. Parabenizou Fabinho, Emmanuel, Dr. Edilton e Dr. Allain pelo trabalho. Comentou que esteve com o deputado Adauto Santos e relembrou os 200 mil reais de emendas destinados ao presídio. Falou sobre suas emendas impositivas em horas-máquina para as comunidades, 50 mil para eventos evangélicos e 38 mil para a associação de sítios. Finalizou falando sobre a injustiça das condenações dos manifestantes que não participaram ativamente e destacou que através de suas articulações políticas já conseguiu 1 milhão em emendas para Salgueiro.

3º Mael do Divino saudou todos os ouvintes da sessão em nome de sua esposa Elizabete. Falou da felicidade pela visita ao local onde será instalado o Complexo da Polícia Científica acompanhado da equipe de engenharia da SDS, do Prefeito Fábio Lizandro o vice Emanuel e alguns colegas vereadores e destacou que as obras iniciarão ainda neste semestre, tornando-se uma referência para mais de 15 cidades do sertão. Parabenizou a Secretaria de Obras por agilizar o processo de tapa-buracos nas ruas que receberão o asfalto do Deputado Federal Augusto Coutinho e elogiou a equipe de Serviços Públicos por atender às reivindicações da população. Expressou sua satisfação com a Secretaria de Cultura e Esportes e destacou a Copa de Futsal, cujas inscrições estão abertas e terá a maior premiação já vista em Salgueiro. Parabenizou o presidente da Câmara, Léo Parente, o Presidente da UVP Leo do ar, e o prefeito Fabinho por trazerem o Congresso da UVP para Salgueiro. Cumprimentou as chapas concorrentes na eleição da associação dos moradores do Divino e Parabenizou a chapa vencedora. Mencionou seu pedido do título de Cidadão Salgueirense para o treinador Cícero Monteiro e encerrou desejando uma ótima semana.

4º Baldin dos Anjos mandou um abraço para todos os vereadores e agradeceu a presença dos funcionários na sessão. Comentou que apresentou duas indicações para a Secretaria de Obras: o tapa-buracos na rua Monsenhor Ambrósio Leite e a reposição do calçamento na rua Odon Nunes de Carvalho. Destacou quatro requerimentos para o secretário de Serviços Públicos: reposição da área de presidente na rua Olegário Mariano, capinação e retirada de entulhos na rua Odon Nunes de Carvalho, retirada de entulhos na rua Mironildes da Silva Santos e, ao gerente da Compesa, o desentupimento do esgoto na rua Mironildes da Silva Santos. Comentou que amanhã haverá um Congresso de Vereadores no município e finalizou ressaltando a importância do evento.

5º Veronaldo Gonçalves iniciou sua fala mandando um abraço especial para o senhor Monteiro e todos que acompanham as sessões. Solicitou ao Secretário de Serviços Públicos que realize a manutenção dos esgotos da rua Maria Eliete, em Umãs, e a capinação e limpeza no campo Granjeirão e na academia da saúde. Comentou que muitos animais soltos têm incomodado os moradores de Umãs e que o caminhão de animais ainda não apareceu na comunidade neste ano. Falou sobre a moção de aplausos para os aniversariantes Mônica Cleciene, José Gonçalves, conhecido como Zé Doutor, e Raimundo Moisés, estendendo os parabéns a todos os aniversariantes da semana. Afirmou que, até agora, a gestão não resolveu a questão das medicações para hipertensos e diabéticos, e que também está faltando insumos médicos. Destacou que tem utilizado o seu próprio transporte para levar pacientes a Salgueiro, devido à falta de ambulância na sua comunidade. Comentou que o posto de saúde de Umãs fecha às 13h30 e pediu ao prefeito que restabeleça o horário integral. Questionou a Compesa pela falta de água e expressou sua indignação com o problema.

6º Michell Vasconcelos agradeceu ao presidente e à OAB por cederem o espaço para as sessões. Comentou que o asfalto de Umãs foi realizado pela governadora e que o IML também será construído. Falou que a denúncia de medicamentos entregues de forma errada foi checada e que o fato ocorreu no ano de 2024. Ressaltou que é preciso dar continuidade ao processo seletivo dos cuidadores, pois as crianças não podem ser prejudicadas. Destacou que esteve em vários bairros verificando as limpezas e a requalificação das ruas. Explicou que os medicamentos não haviam chegado porque a gestão anterior não havia pago ao fornecedor e falou sobre a destinação, juntamente com Léo Parente, de uma TV para a policlínica. Reforçou que é do povo e que o seu gabinete é feito pelo povo e finalizou pedindo para os vereadores se unirem para buscar uma solução para que a água da bacia continue abastecendo o Pau Ferro.

7º Eduarda Sampaio prestou seus sentimentos à família de Maria Evangelista da Conceição. Comentou que o Complexo da Polícia Científica finalmente está em andamento para se tornar realidade e que ontem a Secretaria de Defesa Social esteve no município reafirmando o compromisso com a obra. Destacou que o IML é uma conquista importante e que, com menos de 100 dias de governo, presencia o início da requalificação das vias para o recebimento da pavimentação asfáltica. Agradeceu ao deputado Augusto Coutinho pelo investimento de um milhão e meio para a aquisição do asfalto e relatou que conseguiram mais um pátio multiuso para a comunidade de Poço da Pedra. Ressaltou que hoje serão concluídos os reparos da creche do 2º distrito. Diante tantos casos de incompatibilidade na validação dos certificados da seleção do apoiador educacional as medidas tomadas pela Secretaria de Educação foram necessárias, pois o município tem responsabilidade de fornecer profissionais capacitados para prestar o serviço, e afirmou que o processo está em finalização, sendo que, na próxima terça-feira, os cuidadores estarão nas escolas. Relatou que esteve no CDI, onde teve conhecimento do contrato terapêutico e no mesmo dia tomou as providências necessárias. Através da sua solicitação, hoje a secretaria de saúde já está em processo de planejamento de novo regulamento para o Centro de Especialidades ao atendimento infantil. Agradeceu a atenção da Secretaria de Saúde e parabenizou pela reinauguração da policlínica. Por fim, desejou boas vindas a todos os vereadores que estão na cidade para articular do congresso.

8º Cléber Freitas cumprimentou o distrito de Pau Ferro, que celebra hoje o dia do seu padroeiro. Fez a leitura dos requerimentos desta semana a pedido da população. Pediu a iluminação da capela do Divino Espírito Santo e reforçou a solicitação ao Secretário de Serviços Públicos para realizar a iluminação do Uri. Solicitou o patrolamento da rua projetada no bairro Novo Salgueiro, além do patrolamento da estrada da Queimada Grande e comunidades vizinhas. Relatou a denúncia sobre a falta de medicamentos controlados e mencionou que esteve na farmácia pedindo agilidade na compra. Comentou sobre a falta de água, solicitando ao governo do estado e à Compesa que resolvam esse problema de abastecimento. Finalizou agradecendo a todos e desejando um ótimo fim de semana.

9º Mariano Barros expressou sua alegria em estar na casa do advogado e por ter participado da doação do terreno para a sede da OAB. Mencionou seu projeto de lei que inclui o bloco Habeas Corpus da folia, da OAB Salgueiro, no calendário de eventos do município e pediu o voto dos colegas. Relatou sua preocupação com a negligência com a infância nesse início de gestão, como o atraso na seleção de cuidadores, e a falta de anúncios de creches pra Salgueiro pelo governo estadual, mesmo tendo anunciado 47 creches para várias cidades, ainda lembrou que este grupo político da atual gestão, já tem um déficit grande com promessas de creches. Relatou o contrato terapêutico do CEAI que prevê o atendimento de até um ano, seguido por uma reavaliação para verificar se a criança atípica ainda precisa de atendimento, após o qual ela retorna para o final da fila, destacando que essa cláusula precisa ser revista, pois representa um retrocesso. Comentou sobre sua emenda impositiva para o (CEAI) Centro de Especialidade ao Atendimento Infantil e expressou sua felicidade com a contratação de novos profissionais. Finalizou falando sobre o Congresso da UVP no município e destacou o impacto positivo que isso traz para a economia local.

10° Flavinho Barros desejou que todos os vereadores que vêm para o Congresso da UVP sejam bem-vindos. Falou que muito trabalho vem sendo realizado em Salgueiro, mencionando a reinauguração da policlínica, que foi encontrada em estado crítico. Relembrou os débitos de milhões deixados pela antiga gestão. Comentou que foi encontrada somente uma ambulância no município, mas que, em breve, a credibilidade da cidade será resgatada. Mencionou que a Univasf tem interesse em instalar o curso de Terapeuta Ocupacional. Reafirmou que o atendimento às crianças atípicas é uma prioridade. Comentou que Salgueiro terá o Complexo da Polícia Científica, que também realizará o acolhimento de menores. Finalizou falando sobre o esforço do Prefeito Fabinho e equipe de governo pelo Porto Seco, e destacou que o governo do estado vem ratificando esse compromisso.

11º Tiago Arraes iniciou sua fala afirmando que todas as notícias da nova gestão são péssimas para as famílias atípicas, citando como exemplo o contrato terapêutico que permitia o rodízio de atendimentos que após um ano as crianças deixariam de ser atendidas. Afirmou que o tempo das promessas fáceis acabou e que agora é o momento da gestão cumprir o que foi prometido. Ressaltou que é necessário contratar mais profissionais de saúde para se cumprir a promessa de zerar o atendimento às crianças atípicas e que a prefeitura dispõe de uma economia de mais de dois milhões para investir por mês. Relembrou que, no final de 2024, havia 265 profissionais cuidadores nas salas de aula, enquanto a atual seleção prevê apenas 50. Enfatizou que aborda o assunto com a consciência tranquila, pois sempre destacou a dificuldade de contratar esses profissionais e nunca prometeu zerar as filas. Comentou que destinou 142 mil reais em emendas ao Centro de Especialidade ao Atendimento Infantil e afirmou que cabe àqueles que prometeram melhorias cumprir suas promessas. Comunicou que a policlínica já chegou a realizar 10 mil exames mensais e questionou se a população aceitará a redução desses exames para 3.500. Finalizou pedindo ao prefeito e secretário que faça a manutenção da estrada do Pau Ferro.

12º Agaeudes Sampaio parabenizou Léo Parente e Léo do Ar por trazerem o Congresso dos Vereadores para Salgueiro. Comentou que, na última sessão, uma profissional foi chamada de desqualificada sem que os fatos fossem apurados. Relatou que esteve com a Secretária de Saúde e obteve documentos que comprovam que o medicamento entregue errado foi um fato ocorrido em 2024. Comentou que é preciso ter cuidado com esse tipo de política, que desqualifica antes de buscar as provas. Detalhou os funcionários que trabalham no Centro Especializado Infantil, a quantidade de pessoas que aguardavam nas filas no ano anterior e o quantitativo de pessoas que já saíram da fila. Afirmou que a gestão está agindo dentro das possibilidades e com responsabilidade, além de trabalhar para resgatar a credibilidade. Falou que as mulheres salgueirenses ficaram muitos meses sem receber os resultados dos exames ginecológicos e comentou que somente agora alguns vereadores demonstraram preocupação em conhecer os espaços públicos. Destacou que fez um requerimento convocando a Secretária de Educação para explicar o processo seletivo de cuidadores à população e finalizou ressaltando que continuará sendo a voz do povo e que não se calará diante de injustiças.

13º Léo Parente expressou sua satisfação com o desafio de receber bem os vereadores do estado de Pernambuco e destacou que, além da capacitação, o município também se beneficia com o evento. Agradeceu à UVP e ao prefeito Fabinho Lisandro pelo apoio ao Congresso, ressaltando que é preciso resgatar o sentimento de pertencimento nos salgueirenses e que a cidade deve se comportar como uma referência. Relembrou que conseguiu emendas de um milhão e meio para asfalto e o calçamento de nove ruas no Planalto, pelas quais luta há mais de quatro anos. Comentou que as crianças atípicas não terão o tratamento limitado a 12 meses, mas sim pelo tempo adequado. Ressaltou que a falta de água é um problema em todo o estado de Pernambuco e que é necessário buscar soluções para o povo. Avisou que Salgueiro recebeu uma equipe de engenharia para realizar o estudo da ordem de serviço do Complexo da Polícia Científica e destacou que vem se esforçando para levar as demandas da cidade aos governos estadual e federal. Ressaltou que a prefeitura de Salgueiro possui 20 milhões em dívidas e que é preciso resolver grandes problemas financeiros. Finalizou dizendo que continuará cobrando, pois essa é sua missão, e que deseja ver os serviços chegando à população.