1º Veronaldo Gonçalves expressou votos de aplausos para os aniversariantes da semana, em nome de Zulene Andrade, Silva Aleixo e Amanda Granjeira. Lamentou o falecimento do grande artesão Zé do Mestre e transmitiu seus sentimentos de pesar à família. Solicitou ao Secretário de Serviços Públicos que veja a situação do distrito de Umãs, que se encontra abandonado. Comentou que, após três meses de gestão, não viu nenhuma melhoria para o distrito, mencionando a falta de funcionamento do serviço odontológico devido a falta de água. Relembrou sua atuação como Secretário de Agricultura em 2020 e destacou o mutirão de força-tarefa que realizou. Pediu que os serviços realizados pelo prefeito na cidade sejam estendidos aos distritos. Parabenizou o presidente da Câmara pelo encontro de vereadores ocorrido na última semana. Cobrou a solução para a falta de medicamentos, insumos e ambulância no distrito de Umãs. Finalizou desejando um excelente final de semana e muita prosperidade.

2º Auremar Carvalho expressou seus sentimentos à família de Zé do Mestre. Parabenizou o encontro da UVP, especialmente por ter movimentado a economia da cidade. Elogiou o serviço realizado no bairro da Cohab em nome do prefeito e da empresa Limpax, manifestando o desejo de que essa iniciativa se espalhe. Agradeceu ao diretor de estradas e rodagens, Ricardo Oliveira, e a Hercílio Carvalho pelo rosso da estrada que dá acesso à Conceição das Crioulas. Fez a leitura dos requerimentos: calçamento da rua Coronel Vital; tapa-buracos na Rua Caboclo Eduardo; patrolamento da estrada que dá acesso à região do Rodeador, Malhada e Massapê; e o calçamento do término da Rua 27. Finalizou agradecendo a Deus e desejando um bom fim de semana.

3º Mael do Divino parabenizou a cidade de Verdejante pelos 63 anos e em nome de todos os verdejantenses mandou um abraço para o Prefeito Xicão Tavares e o Ex Prefeito Haroldo Tavares. Comentou que, agora, na Secretaria de Obras, todos os projetos serão aceitos 100% digitais, reduzindo a burocracia e custos. Manifestou a satisfação de, na última semana, estar ao lado do deputado Augusto Coutinho para a assinatura de uma ordem de serviço de 1,5 milhão em asfalto para Salgueiro. Solicitou que o prefeito busque mais emendas para a melhoria das ruas. Ressaltou o excelente trabalho realizado pela Secretaria de Cultura e Esportes, mencionando o evento “Domingou”, que ocorrerá neste Domingo dia 30/03. Parabenizou a equipe responsável pela realização do 5° Trilhão na pessoa de Breno e Victor e expressou votos de pesar pelo falecimento do trilheiro Adelmo Lins. Felicitou Léo Parente e Leo do Ar pelo Congresso da UVP e a todos que trabalham pela melhoria dos eventos. Destacou que o Secretário de Serviços Públicos o Sr. Tayrone torres e toda sua equipe que vem realizando um bom trabalho e relatou que diversos bairros do município necessitam de serviços de limpeza.

4º Eduarda Sampaio relembrou a história de Zé do Mestre e expressou sinceros sentimentos ao filho Irineu do Mestre e à família do artesão. Destacou o sucesso do Congresso da UVP realizado no último fim de semana, especialmente o momento “UVP Mulher”, que contou com a presença de grandes mulheres, enfatizou a importância desses eventos para economia da cidade. Comentou sobre sua participação na assinatura da ordem de serviço para a pavimentação asfáltica da rua Maria Nogueira Sampaio e destacou a concretização desse benefício em menos de três meses de uma nova gestão, de uma emenda destinada a Salgueiro, desde o ano de 2023 e agradeceu ao deputado Augusto Coutinho pelo valor 1,5 milhão de reais. Ressaltou o avanço no serviço de acolhimento em famílias acolhedoras e mencionou ter participado de uma reunião com toda a rede que contribui para essa assistência. Mencionou que Salgueiro é um dos municípios pioneiros nessa iniciativa e busca agilidade no acolhimento de 9 crianças salgueirenses atualmente estão em Palmares. Informou sobre a apresentação da CIPTEA municipal, a carteira de identificação para pessoas com espectro autista, cuja produção está prevista para iniciar em abril. Comemorou o processo digital para apresentação de projetos de construção civil no município, enviado à Secretaria de Obras. Agradeceu à Secretaria de Saúde por disponibilizar uma maca ginecológica para o posto de saúde do 2° distrito e finalizou desejando uma excelente corrida às participantes do evento Mulheres em Movimento.

5º Michellzinho Vasconcelos iniciou relatando o quanto é ruim ser oposição em Salgueiro e destacou que, em menos de 100 dias de mandato, o município segue avançando, mencionando a emenda de 1,5 milhão para asfalto. Comentou sobre os 300 mil destinados à climatização do Hospital Regional, a reforma e ampliação do mesmo hospital, e os 26 milhões licitados para a construção da Univasf em Salgueiro. Solicitou à Secretaria de Obras a revitalização do Parque de Exposição e sugeriu que as festas de São João sejam realizadas no local. Comentou que, em breve, o IML estará em Salgueiro e saudou a governadora Raquel Lyra pela destinação de 112 casas populares para o município. Criticou o superfaturamento na compra de livros pelo prefeito João Campos, em Recife. Parabenizou Léo Parente e Léo do Ar pelo sucesso do Congresso da UVP. Afirmou que os vereadores precisam cobrar a execução de seus requerimentos e solicitou o serviço de patrolamento da estrada de Pau Ferro. Relatou que esteve com a Secretária de Obras cobrando o asfaltamento da Avenida Central e informou que, após o Tapa Buracos das seis ruas que receberão o asfalto, a ação será estendida às demais ruas.

6º Baldin dos Anjos relatou os quatro requerimentos apresentados nesta semana ao Secretário de Serviços Públicos, Thayrony Torres: a capinação e limpeza da UBS Barriguda, localizada no Residencial Santo Antônio, e a substituição de lâmpadas em três localidades do município, especificamente na Rua Antônio Trapiá, na Vila Alves de Araújo (próxima ao Dnocs) e na Rua Raimundo Pereira de Lima. Expressou condolências pelo falecimento do saudoso Zé do Mestre, prestando homenagens à sua família e destacando que o legado do artesão permanecerá vivo. Encorajou seu filho, Irineu, a seguir a profissão do pai e relembrou ter presenciado uma exposição de Zé do Mestre enquanto estava em São Paulo. Baldin dos Anjos concluiu desejando um abraço a todos e despedindo-se até a próxima.

7º Cléber Freitas iniciou enviando um abraço aos moradores do sítio Aboboreira, onde participou das celebrações em homenagem ao Padroeiro da comunidade, agradecendo o convite recebido. Comentou sobre sua participação no Congresso da UVP e parabenizou Léo Parente e Léo do Ar pela organização do evento. Relatou que esteve, no domingo, no sítio Pocinhos, onde a população solicitou melhorias na iluminação pública e o patrolamento da estrada que dá acesso à localidade, ressaltando que já formalizou o requerimento para esses serviços. Solicitou também o patrolamento da estrada do sítio Novos. Agradeceu ao Secretário de Serviços Públicos, Thayrony Torres, por atender às suas solicitações e reforçou o pedido de patrolamento da estrada do sítio Pau Ferro. Mencionou as demandas urbanas, como a capinação e a manutenção do sistema de esgoto das ruas Alexandre Parente e José Carneiro. Concluiu com votos de pesar aos familiares do eterno Zé do Mestre.

8º Zé Carlos iniciou se solidarizando com a família de Zé do Mestre, desejando que sejam gratos pelos anos vividos ao lado dele. Comentou ter apresentado uma indicação para a criação de uma área de inclusão para crianças atípicas no Parque Dr. Assis. Agradeceu a todos do CDI pelo grande projeto em andamento, desenvolvido com o apoio de Ires Dantas que disponibilizou a piscina de sua casa para treinamentos. Reforçou seu compromisso com a causa e mencionou que já vem buscando o apoio de empresas para o projeto. Informou ter recebido 200 mil em emendas do deputado Adauto Santos para o presídio de Salgueiro, 400 mil para o Hospital Regional e outros 300 mil que serão destinados a investimentos na cidade. Acrescentou que metade dos recursos para a construção da Avenida Eliza Patriota foi obtida graças a sua solicitação ao deputado da época. Ressaltou que, com as obras em Salgueiro, Raquel Lyra se tornará uma das governadoras que mais investiram no município. Relembrou a cobrança feita ao deputado Adauto Santos para a melhoria da estrada de Pau Ferro e fez a leitura das indicações da semana, que incluem a limpeza, capinação e conserto do esgoto da Rua Manoel Leônidas, e a construção da praça no sítio Feijão. Relatou que está empenhado na luta pela construção da praça do sítio Benção e concluiu parabenizando a Secretaria de Cultura e Esportes pelo bom atendimento prestado.

9º Pitel Filho relatou que esteve reunido com o secretário de administração e a comissão dos agentes de trânsito para solicitar a realização do curso de formação dos aprovados no concurso. Expressou sua gratidão à Secretaria de Saúde pelo trabalho realizado e pelo atendimento às suas solicitações, assim como à Secretaria de Agricultura pelo serviço prestado. Informou ter apresentado o pedido do título de Cidadão ao Sargento Aureliano, além de moções de aplausos aos policiais responsáveis pela ação de apreensão dos envolvidos nos furtos em Salgueiro. Justificou sua ausência na última sessão, explicando que esteve no velório de seu padrinho, Manoel Carlos Neto. Manifestou sua tristeza pela perda e agradeceu a todos que compareceram à missa de sétimo dia.

10° Eliane Alves destacou a história e a importância de Zé do Mestre, reconhecido como um “símbolo do artesanato salgueirense”. Ressaltou que, durante o governo de Eduardo Campos, Zé do Mestre esteve entre os artesãos de maior destaque e que, quando esteve secretária de Cultura nas gestões da prefeita Creuza e Marcones, sempre contou com financiamento para sua arte. Informou que enviou um e-mail à Secretária de Cultura de Pernambuco solicitando um pronunciamento sobre o falecimento do artista. Manifestou sua alegria com a licitação pelo Governo Lula para a execução da Univasf, relembrando que, em 2024, os recursos para a construção do bloco acadêmico foram garantidos pelo PAC. Informou que Salgueiro receberá, nesta quinta e sexta-feira, o gabinete itinerante do senador Fernando Dueiro, responsável por investir mais de 10 milhões no município. Destacou que o Brasil está fazendo justiça com o STF tornando réu quem incitou o povo a pedir ditadura e reforçou sua defesa pela democracia e pelos excluídos. Comentou que o desempenho do prefeito é impulsionado pela cobrança de seu mandato, destacando o aumento no número de cuidadores convocados na última seleção e a melhoria da merenda escolar. Encerrou enfatizando que está fiscalizando e no momento em pauta as estradas rurais e cobrando a manutenção dos matagais e estradas não pavimentados nas ruas do município.

11º Agaeudes Sampaio iniciou sua fala expressando pesar aos familiares de Zé do Mestre. Criticou a falta de respeito de secretários ou diretores que, ao serem convocados para prestar esclarecimentos na Câmara de Vereadores, não comparecem. Ressaltou que é dever de todo secretário ouvir as demandas do povo e que, ao ser convocado, é porque a população deseja respostas diretamente dele. Leu leis que garantem o direito de todas as crianças à educação e afirmou estar usando sua voz em defesa das mães que não aceitam justificativas para a ausência de cuidadores nas escolas. Declarou que não foi eleito para ser submisso e que jamais se comportará dessa forma, pois entende seu papel como vereador. Destacou ser autor de diversas leis que asseguram os direitos das crianças e reafirmou que não se calará diante de injustiças. Concluiu reforçando seu compromisso em ser a voz dos salgueirenses e em defender os interesses da população.

12º Mariano Barros relatou sua presença no último adeus a Zé do Mestre, expressando seus sentimentos aos familiares. Apresentou uma moção de pesar oral para Florisbela de Lima, conhecida como Caboca. Informou ter solicitado dois títulos de Cidadão Salgueirense para pessoas que prestam serviços humanizados, além de um título para o Sargento Oliveira, que realiza ações no município desde 2001. Afirmou que ser oposição é tranquilo, pois uma oposição responsável contribui para o governo. Ressaltou que seu papel como opositor responsável é não impedir que os avanços cheguem à população e relembrou que o empréstimo travado na Câmara poderia ter viabilizado o calçamento de várias ruas, como a Coronel Vital Barros. Comentou que a Univasf foi garantida pelo governo Lula no PAC de 2024 e destacou que o ex-prefeito enviou para votação o projeto de doação do terreno para a Universidade. Criticou a ausência de cuidadores nas escolas, afirmando que é necessário cobrar soluções com respeito. Manifestou seu desejo por melhorias em Salgueiro e reforçou que uma oposição responsável ajudará Fabinho a governar. Relatou ter solicitado a melhoria da iluminação no sítio Feijão e concluiu parabenizando a Secretaria de Cultura e Esportes pelo empenho em suas ações.

13º Flavinho Barros saudou os salgueirenses em nome de Zé do Mestre e expressou seus sentimentos aos familiares. Manifestou sua alegria pela retomada do projeto de construção da Univasf, uma obra que pode alcançar 26 milhões de reais. Afirmou que sempre esteve ao lado do povo e mencionou que o ex-prefeito se posicionava contra a Univasf. Comentou que Salgueiro vive um novo tempo, com um prefeito e um time comprometidos com o progresso. Destacou que, neste início de governo, já é possível observar avanços, como exemplo da visita técnica para a construção do Complexo da Polícia Científica e o asfaltamento de várias ruas do município viabilizado pela emenda de Augusto Coutinho. Informou que, naquele momento, estava ocorrendo uma visita técnica para a requalificação do Hospital Regional. Concluiu ressaltando que continua cobrando da Compesa a distribuição de água da barragem do Livramento para o Distrito de Umãs.

14º Tiago Arraes expressou seu pesar pelo falecimento de Zé do Mestre, destacando que sua arte levou o nome de Salgueiro para o mundo. Enviou um abraço ao amigo Antônio Alencar, do sítio Passagem. Disse que a bancada do prefeito por tentar desviar o foco dos problemas, ressaltando que a população deseja soluções para as questões do município. Falou sobre necessidade da reforma do Hospital Regional e relembrou que em anos anteriores durante seu primeiro mandato, participou de inaugurações no Hospital como a sala vermelha e os leitos de UTI. Enfatizou que o povo esperava mesmo era o anúncio de uma maternidade para Salgueiro pela governadora, o que foi anunciado para Serra Talhada e Ouricuri. Relatou sua visita ao Centro de Especialidade ao Atendimento Infantil e que reconhece as dificuldades de demanda do município, mas destacou que a atual gestão criou expectativas de zerar a fila de atendimentos e para isso é preciso contratar mais profissionais de saúde. Informou que esteve com a Secretária de Educação para apresentar demandas e afirmou que lutará para aumentar o número de profissionais de apoio em relação ao ano anterior. Ressaltou que a oposição é essencial na democracia e se comprometeu a exercer uma oposição responsável, visando corrigir as falhas da gestão e ajudar a população. Concluiu trazendo reclamações sobre o atendimento do Bolsa Família e fez um apelo pela manutenção da estrada do Pau Ferro.

15º Léo Parente iniciou expressando sua alegria por mais um dia dedicado à sua missão como fiscalizador e legislador. Destacou a movimentação do Congresso de Vereadores no último fim de semana, que reuniu cerca de 800 vereadores de Pernambuco, e agradeceu ao Presidente da UVP, Léo do Ar, pela organização do evento. Reafirmou seu compromisso em transformar Salgueiro em uma terra de referência, atraindo investimentos para o município. Criticou os empréstimos propostos anteriormente, pois sem o devido enquadramento e os atrasos na saúde e transporte poderiam aumentar a dívida de Salgueiro. Mencionou a ordem de serviço de 1,5 milhão do deputado Augusto Coutinho para obras de asfaltamento, destacando que agora tem confiança no caminho do desenvolvimento. Contou que o asfalto ainda não havia sido realizado porque, em 2024, a prefeitura não executou os serviços de adequação e Tapa Buracos. Enfatizou a necessidade de superar disputas políticas e reafirmou seu compromisso com a honestidade, transparência para o melhor desenvolvimento da cidade. Agradeceu ao Secretário de Serviços Públicos pelo trabalho de limpeza das ruas e ressaltou que não se pode exigir, em dois meses, a resolução de problemas acumulados ao longo de 20 anos. Concluiu reafirmando sua luta por novos investimentos e pelo povo de Salgueiro.