Por: Victória Gondim

Nas redes sociais da Câmara de Vereadores de Salgueiro, a fisioterapeuta Jouse Gondim destacou a importância do Dia Mundial do Transtorno do Espectro Autista (TEA) – 2 de abril. Além disso, ela convidou a população para a Primeira Caminhada da Equoterapia Reviver e Fisiolife, que acontecerá no dia 12 de abril. O evento é parte das ações da campanha Abril Azul, que visa conscientizar sobre o TEA.

No vídeo publicado no Instagram, Jouse, que também é mãe de uma criança autista, ressaltou que esta data é fundamental para as pessoas com autismo. “Eles ficam felizes porque são vistos, notados e respeitados. Quanto mais divulgamos o dia e falamos sobre ele, geramos informações e, com isso, a gente consegue muito mais que os direitos dos autistas sejam validados.” Ela ainda enfatizou que a Caminhada é um momento único de luta pelos direitos das pessoas com TEA e informou que o percurso sairá do bairro da Bomba com destino ao Memorial do Couro.

A campanha Abril Azul foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de disseminar informações sobre o TEA e fomentar a inclusão. A escolha do quarto mês do ano como período de conscientização foi fomentada pela criação, em 2007, do Dia Mundial do Autismo pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), o espectro autista abrange uma série de condições caracterizadas por dificuldade no comportamento social, na comunicação e na linguagem. Embora se manifeste geralmente na infância e persista ao longo da vida, até o momento não existe cura ou medicação específica para o autismo. Contudo, especialistas recomendam o acompanhamento multidisciplinar, reunindo profissionais de saúde, educação e terapias específicas, para o desenvolvimento ideal das pessoas diagnosticadas.

Dados de 2010 divulgados pela OMS estimam que cerca de 70 milhões de pessoas no mundo vivem com TEA, sendo 2 milhões apenas no Brasil. Esses números reforçam a relevância de movimentos como o Abril Azul, que desempenha um papel essencial na luta contra a desinformação e o preconceito. Nesse sentido, a Caminhada da Equoterapia Reviver e Fisiolife é uma oportunidade para que os moradores abracem a causa e ecoem a importância da empatia, do respeito e da valorização da diversidade humana.