1º Veronaldo Gonçalves (PSB) destacou as perdas de João, Ciro e Dona Maria e confortou Léo Parente pela perda de sua mãe. Felicitou os aniversariantes Clea Leão, Beto, Isabel Gomes, Dona Inês e sua mãe, que fará aniversário nesta quinta-feira. Agradeceu ao Presidente da Câmara pela oportunidade de participar de mais um congresso em Brasília. Comentou sobre seus requerimentos, que incluem a operação tapa-buracos nas ruas Avenida Central e Gaudino Rego. Relatou o caos nas estradas da zona rural, destacando a dificuldade de acesso à Escola Agrícola de Umãs, e pediu que o secretário de Serviços Públicos realize os serviços essenciais. Afirmou que a população sofre com a falta de coleta de lixo e com animais soltos nas vias. Comentou que o povo não pode ser deixado em situação de descaso e relatou ter recebido uma denúncia de que os animais apreendidos pela prefeitura estão sofrendo com a falta de água e alimento. Contou sobre sua ação de entrega de ovos de Páscoa e expressou sua felicidade. Encerrou sua fala enviando um abraço especial para sua tia Maria Pastorinha.

2º Flavinho Barros (PSD) convidou a população para a inauguração do Centro Animal e para a Marcha do Autismo, que acontecerá nesta quarta-feira (30). Comentou que estará presente hoje na abertura dos Jogos Escolares do Sertão Central, no Ginásio Poliesportivo. Orientou os pensionistas e aposentados do INSS a procurarem informações sobre seus extratos se nos últimos tempos houve descontos indevidos. Expressou sua felicidade com Raquel Lyra e Fabinho pelo investimento de 20 milhões de reais destinado à infraestrutura hídrica do município. Relembrou suas cobranças para a solução da falta de água e afirmou que trabalha deixando as provocações de lado. Destacou que Salgueiro está em ritmo de desenvolvimento, citando a licitação da obra da Univasf e o preparo para o asfaltamento de várias ruas. Relatou algumas de suas indicações, com destaque para a instalação de internet gratuita em locais públicos, a revisão do plano diretor da cidade e a construção de uma via de acesso no canal da Avenida Clarisbalte. Mencionou o projeto de reajuste dos servidores que ganham mais de um salário mínimo, com um aumento de 4,83%. Finalizou contando que em maio terá reunião com o Sisar na cidade para discutir projetos de abastecimento para área rural.

3º Cleber Freitas (PP) relatou que esteve na Marcha dos Vereadores em Brasília e visitou o gabinete do deputado federal Pedro Campos para apresentar pautas de Salgueiro. Destacou que, ao visitar a escola Pedro Paixão, no Uri, constatou que o local não possui porteiro e solicitou que a Secretaria agilize as contratações, visando à segurança dos alunos. Comentou sobre seu requerimento de patrolamento para as estradas do sítio Caxite, Tamboril, Lagoa da Caatinga e adjacências, e pediu urgência no patrolamento já aprovado para o Uri e a VPR Uri. Relatou seu requerimento para conceder o título de Cidadão Salgueirense ao Bispo Dom José Vicente e convidou a população para participar dos festejos do Padroeiro do Uri, que se encerrarão nesta quinta-feira (01). Finalizou desejando um bom feriado e fim de semana.

4º Zé Carlos (Republicanos) agradeceu ao presidente da Câmara, Léo Parente, pela viabilização da viagem a Brasília e contou que, além do aprendizado, também foi fundamental para a articulação política dos vereadores com seus deputados. Mencionou a votação para a União dos Vereadores do Brasil (UVB) e destacou que Salgueiro está representado com a eleição dele para conselheiro fiscal e de Agaeudes para 2º vice-presidente. Relatou que as comunidades Urubu, Massapê e José Luís de Barros pedem socorro por suas estradas e informou que a obra hídrica de 20 milhões em Umãs chegará ao sítio Hipólito, que vem sofrendo com a falta de água. Agradeceu o esforço de Fabinho para que as coisas deem certo em Salgueiro. Mencionou que seu neto foi diagnosticado com autismo e pediu que a população ajude as famílias atípicas. Convidou a população para a Marcha do Autismo e contou que entregou um espaço com piscina ao CDI e que também lutará por uma cozinha. Relembrou que conseguiu emendas de 400 mil reais para o Hospital Regional e 200 mil para o presídio. Relatou que, no dia 24 de maio, acontecerá o Abala Salgueiro e que hoje terá a abertura dos Jogos Escolares de Salgueiro. Informou que o deputado Ossesio encaminhará 300 mil reais para a construção de um parque da inclusão em Salgueiro. Pediu pela inclusão das crianças autistas nas escolas e pela melhoria das estradas rurais. Relatou a fraude do INSS e que mais de 6 bilhões foram tirados dos mais pobres.

5º Mariano Barros (PSB) iniciou prestando solidariedade ao blogueiro Francisco Brito e cumprimentando todos os que fazem dança em Salgueiro neste Dia Internacional da Dança. Afirmou que o governo Fabinho vem tratando a infância com negligência e que as crianças não são prioridade, principalmente as atípicas. Contou que faltam mediadores e que os professores estão sobrecarregados, relembrando que a creche Letícia Rosa estava sem funcionar integralmente por falta de cuidadores, pois não haviam sido convocados os aprovados na seleção de cuidadores, e que após o início integral, os pais estão reclamando dos estagiários da tarde que foram retirados, enfatizando que as famílias estão aflitas. Destacou que não se pode ter retrocesso nas pautas, mas que isso está acontecendo na saúde e na educação das crianças. Relatou que foi procurado pela Associação dos Deficientes do Sertão Central, pois os adultos com deficiência estão se sentindo invisíveis e pedem que seja constituído o Conselho de Pessoa com Deficiência. Contou que é dever do município promover políticas, capacitação e espaços para essas pessoas. Destacou que os professores da rede municipal estão há 2 meses sem receber o adicional de difícil acesso e relatou que esteve no postinho do Divino para constatar as perdas de vacinas após um curto-circuito, mas foi impedido por uma servidora de fiscalizar. Mencionou que suspeita de uma sobrecarga na energia pelo uso do Castramóvel e que fez um requerimento para que o município adquira um gerador para o Castramóvel. Afirmou que não irá admitir que tolham sua prerrogativa de fiscalizador em locais públicos e que isso não deve ser normalizado. Falou sobre sua participação na Marcha em Brasília e das articulações que realizou com os deputados. Encerrou parabenizando os 161 anos de emancipação política de Salgueiro nesta quarta-feira (30).

6º Auremar Carvalho (PRD) iniciou sua fala prestando sentimentos à família de Joaninha, do Pau Branco. Relatou que já fez a solicitação ao secretário de Serviços Públicos, Thayrony Torres, para realizar o roço na rua Tenente Quinca, a pedido de sua amiga Ianaê. Contou que fez a indicação para o asfaltamento do acesso à escola Agrícola de Umãs e que fez a indicação ao prefeito Fabinho e ao deputado Fernando Filho. Relatou que esteve no gabinete do deputado e que há uma indicação de 5 milhões de reais para asfaltamento. Pediu que os vereadores busquem apoio com seus deputados para que as coisas em Salgueiro aconteçam. Noticiou que também solicitou ao deputado Fernando 2 ambulâncias, caixas d’água e 1 retroescavadeira para o município. Parabenizou a secretária Roseli por agilizar o serviço da estrada do Pau Ferro. Mencionou as fraudes do INSS, com o desfalque de mais de R$6 bilhões, e afirmou que já começaram a ocorrer irregularidades no governo PT. Contou que tem fé em Deus, pois acredita que os deputados que votaram contra a anistia o fizeram porque não têm filhos envolvidos e foram influenciados por questões políticas. Finalizou desejando um bom feriado a todos.

7º Baldin dos Anjos (PRD) agradeceu a todos que acompanham as sessões e ressaltou a importância de escutarem as palavras dos vereadores. Contou que fez quatro requerimentos esta semana, incluindo o patrolamento da estrada que começa no sítio Sabino, e solicitou que essas estradas sejam feitas, pois são a prioridade do povo. Relatou que esteve com a secretária de Agricultura, Roseli Regina, que explicou que todas as rotas estão sendo realizadas e pediu que a população dessas regiões vá até a boca do ramal para ajudar os motoristas. Solicitou a retirada do entulho da Travessa Sebastião Ferreira dos Santos e suplicou que os responsáveis por esses serviços deem assistência ao povo para que fiquem satisfeitos. Destacou que um indivíduo quebrou o cadeado e soltou o seu animal e mais 9 que haviam sido apreendidos pela prefeitura, e encerrou pedindo que não façam isso, pois os animais soltos colocam as pessoas em risco e favorecem acidentes.

8º Pitel Filho (MDB) desejou saúde ao blogueiro Francisco Brito e pediu que os vereadores e empresários ajudem a família com a doação de alimentos. Contou que a secretária de Saúde, Cláudia, o informou que a coleta de exames agora está sendo feita nas zonas rurais. Solicitou à Secretaria de Agricultura, Roseli, o patrolamento das estradas do 4º distrito (sítios: Solta, Cachoeira, Valério, Formiga, Baixio Verde, Feijão, Baixio Grande, Campinhos, Timpaúba, Camarinha), que ainda não foi realizado este ano. Pediu à Secretaria de Obras, Vitória, que cumpra imediatamente seus ofícios de fechamento de vias sinalizadas e de quebra-molas ilegais, além de fornecer uma resposta formal sobre os ofícios. Agradeceu ao presidente da Câmara pela viagem a Brasília, que resultou em aprendizado e boas articulações com os deputados, anunciando que muitas novidades virão para a população, sobretudo para o homem do campo e para a segurança pública. Finalizou agradecendo a todos e todas.

9º Mael do Divino (Republicanos) parabenizou os membros da Loja Maçônica pelos 50 anos e seu sobrinho Nicolas pela passagem de ano. Contou sobre seu projeto “Olhar Salgueiro”, que corrige problemas de visão dos alunos do ensino fundamental da rede pública, e sobre o projeto de hidroterapia para estimular o desenvolvimento e a socialização das crianças atípicas. Relatou a dificuldade das filas e expressou sua esperança de que o prefeito Fabinho e a secretária de Saúde contratem mais funcionários para aumentar o número de atendimentos. Pediu à secretária Roseli que realize o patrolamento do campo de Umãs, dos campos do CSU do Divino, do Novo Horizonte e de Santa Margarida. Solicitou que os trabalhos de patrolamento das zonas rurais sejam intensificados e que novos meios sejam buscados para agilizar esse serviço. Pediu apoio das secretarias de Serviços Públicos e de Cultura e Esporte para que façam a ligação da energia do Campo Luiz de Barros. Solicitou ao secretário Thayrony que, no próximo contrato, inclua a coleta de lixo do sítio Solta e de outras localidades. Comentou sobre seu projeto de cobertura dos pontos de ônibus na zona rural e manifestou o desejo de que ele seja expandido para a área urbana, mencionando também que os pontos de moto-táxis precisam de atenção especial. Parabenizou Léo Parente por viabilizar a ida dos vereadores a Brasília para que se capacitem e melhorem o atendimento à população. Contou que esteve com o deputado Augusto Coutinho, que destinou 1,5 milhão de reais para asfaltamento, e garantiu que mais ações estão a caminho para Salgueiro. Finalizou convidando a população para a abertura dos Jogos Escolares de Salgueiro e enfatizando que está em oração pela recuperação de Francisco Brito.

10º Eduarda Sampaio (Republicanos) relatou sua participação pela primeira vez na Marcha dos Gestores e Legislativos Municipais, conciliando o congresso com importantes visitas a Brasília. Mencionou que esteve no Ministério da Saúde e que foram finalizadas as diligências para a habilitação da UPA, garantindo ao município o recurso necessário para sua manutenção com segurança. Comentou que Salgueiro foi contemplado com duas ambulâncias. Contou sobre o projeto de lei do executivo que autoriza Salgueiro a conceder à Associação de Apoio às Famílias Sem Teto da Região do Nordeste (AAST) o direito real sobre um bem do município para viabilização de um projeto habitacional, enfatizando que a AAST é composta majoritariamente por desempregados e mulheres. Relembrou a inauguração do Castramóvel e destacou que, após três anos, ele se tornou uma realidade. Ressaltou que a inauguração do Centro de Proteção Animal ocorrerá amanhã e pediu que sejam publicados os critérios de acesso a essa assistência para a população. Finalizou contando que, em maio, haverá uma feira de doação de animais e recordando seu pedido de requalificação das estradas do Urubu até o Massapê.

11º Michell Vasconcelos (PSD) iniciou sua fala pautando seu projeto “Salgueiro Inclusivo”, que busca garantir um tratamento digno para as mães de crianças atípicas. Comentou sobre sua viagem a Brasília em busca de melhorias para o município e mencionou que houve vereador que permaneceu em Salgueiro gravando. Abordou sua ida aos festejos do Pau Ferro. Relatou que, em Brasília, conseguiu 5 milhões de reais em emendas para calçamentos e que indicará a Avenida Central, a Avenida do Alto do Curtume, a Avenida do Cemitério e outras ruas para serem pavimentadas. Contou que grava vídeos cobrando melhorias, mas que sai da zona de conforto indo atrás de emendas e colocando a mão na massa. Encerrou afirmando que amanhã não é um feriado qualquer, mas sim o dia da emancipação política da cidade, e que é fundamental lembrar seu significado, que simboliza a luta do povo por um futuro melhor e que essa data deve inspirar ações e lembrar que a verdadeira liberdade está no compromisso de fazer de Salgueiro um lugar excepcional.

12º Tiago Arraes (MDB) comentou que acompanha a situação de Salgueiro e que, ao andar pelos quatro cantos da cidade, vê mato, lixo, escuridão e buracos nas ruas, destacando que já estão terminando o quarto mês do ano e que, nas redes sociais, as coisas parecem bonitas. Relembrou que os exames nas áreas rurais e o programa de cuidados aos animais já existiam em Salgueiro. Contou que o parque Dr. Assis se encontra abandonado, enfatizando que isso é o básico e que não estão cuidando. Afirmou que a falta de manutenção no que já foi feito é desperdício de dinheiro público, citando como exemplo a quadra Bebé do Divino. Destacou que as estradas rurais do município estão em péssimas condições e que até os aliados do prefeito reconhecem esse problema. Ressaltou que, nos quatro anos passados, diziam que Salgueiro tinha recursos sobrando e que faltava gestão. Mencionou que, desde janeiro, o município está com uma folga de quase 2 milhões de reais do fundo de previdência dos servidores. Questionou a falta de serviços prestados à população, pedindo que a prefeitura gaste o dinheiro do povo com o povo. Contou que a fila de espera por atendimentos só aumenta e que, hoje, o número de cuidadores nas escolas é menor que na gestão passada. Comentou que os mutirões de limpeza por bairro não funcionam e que precisam ser realizados em toda a cidade. Desejou melhoras para Francisco Brito e parabenizou a população que faz a história da cidade.

13º Prof. Agaeudes (Republicanos) cumprimentou todos os colegas em nome de Léo Parente, que proporcionou a ida dos vereadores ao Congresso em Brasília na última semana, e desejou melhoras ao comunicador Francisco Brito. Convidou a população para prestigiar hoje a abertura dos Jogos Escolares do Sertão Central e, nesta quarta-feira, a inauguração do Centro de Proteção Animal. Agradeceu aos colegas vereadores de Salgueiro e de Pernambuco que o conduziram à 2ª vice-presidência da UVB, ressaltando que isso demonstra que o trabalho do legislativo de Salgueiro está bem visto e atuante. Explicou que a demanda da população é grande porque já vem de anos, mas que alguns só agora acordaram para perceber os buracos e o matagal do município. Questionou se os salgueirenses acreditam que as pessoas que hoje estão apontando os defeitos da cidade têm credibilidade para fazê-lo, considerando que estiveram no poder e não tiveram capacidade para resolver. Ressaltou que o que está errado precisa ser corrigido e que é necessário cobrar, enfatizando que sempre exige melhorias por ser seu dever como fiscalizador. Comentou o aumento dos servidores nos primeiros meses do governo, destacando que não foi necessário paralisar as atividades ou ir às ruas. Falou que Salgueiro tinha dinheiro, mas quer saber para onde foram os 23 milhões de débitos da gestão passada e afirmou que o dinheiro que entra agora está sendo usado para pagar essa dívida. Declarou que compreende as cobranças da população e que estão buscando soluções para que Salgueiro entre na rota do desenvolvimento. Relatou que deseja coisas positivas para Salgueiro e que trabalham incansavelmente. Finalizou relembrando que foi impedido pela Secretaria de Educação de fiscalizar os fardamentos nas escolas e destacou que hoje é fácil criticar.

14º Léo Parente (PRD) cumprimentou a todos e relembrou a perda de sua mãe, que lutou bravamente por três anos. Mencionou que os vereadores são humanos e que representar o povo significa trazer todos os sentimentos para a Casa. Enfatizou que, mesmo em meio às dificuldades, Deus sempre dá um escape e agradeceu a Ele pela oportunidade de ter uma mãe tão maravilhosa e guerreira. Comentou que pôde homenageá-la em vida e cuidar dela. Agradeceu aos colegas vereadores por suspenderem a sessão ordinária da quarta-feira (16) para estarem ao seu lado naquele momento de dor. Expressou sua honra por representar o povo e afirmou que continuará sua missão de levar o melhor para Salgueiro. Relatou que, devido às responsabilidades, neste ano não estava conseguindo responder a todos que o procuravam no WhatsApp, mas que sua mãe sempre lhe pedia para atender ao povo. Desejou que Deus abençoe cada um daqueles que têm a felicidade de ter sua mãe e deixou um conselho: beijem e abracem suas mães, pois hoje isso é uma das coisas que mais gostaria de poder fazer novamente. Finalizou desejando que Deus abençoe a vida de todos os colegas.