A Câmara Municipal de Salgueiro sediou, nesta quarta-feira, a última audiência pública presencialpara apresentação e discussão do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2026. O encontro contou com a presença do prefeito Fabinho Lisandro, do vice-prefeito Emmanuel Sampaio, além de secretários, coordenadores, diretores municipais, vereadores e uma expressiva participação popular no plenário.
Representando o Legislativo Municipal, estiveram presentes os vereadores Mael do Divino (Republicanos), Pitel Filho (MDB), Mariano Barros (PSB), Cleber Freitas (PP), Zé Carlos (Republicanos), Auremar Carvalho (PRD), MichellVasconcelos (PSD), Baldin dos Anjos (PRD), Agaeudes Sampaio (Republicanos), Flavinho Barros (PSD), Léo Parente (PRD) e Augusto Matias (Republicanos).
A audiência teve como objetivo ampliar a transparência e o diálogo com a sociedade sobre a elaboração das metas e prioridades da administração pública para o próximo ano. A LDO é o elo entre o Plano Plurianual (PPA) e a Lei Orçamentária Anual (LOA), estabelecendo as diretrizes que orientarão a construção do orçamento municipal.
Durante a abertura, o prefeito Fabinho Lisandro agradeceu ao presidente da Câmara, vereador Léo Parente, pelo acolhimento da audiência e ressaltou o esforço da gestão em promover a escuta ativa da população. “Cumprimos aqui a exigência legal para que possamos tratar da LDO e dando seguimento ao processo de escuta, que fizemos questão de estarmos presentes nos distritos, onde passamos por Umãs, Pau Ferro, Conceição das Crioulas e Campinhos. Esse processo de escuta terá continuidade, estamos com o link no site da prefeitura para que toda a população possa participar com altivez desse importante processo de construção.”
O vice-prefeito Emannuel Sampaio destacou o protagonismo da participação cidadã e o empenho da atual gestão em levar o debate para além da sede do município. “Primeiro agradeço a participação de cada um de vocês que está aqui nesse dia importante de trabalho, conquista e construção. Aproveito para parabenizar o prefeito Fabinho, que teve essa iniciativa de colocar toda a prefeitura nos quatro cantos de Salgueiro, rodando as áreas rurais, e hoje finaliza na sede da Câmara Municipal.”
Emmanuel também mencionou a reforma da Casa Epitácio Alencar e enfatizou que o orçamento do município agora é construído com a população.“Parabenizo o presidente da Câmara pela belíssima reforma e agradeço todos os vereadores presentes, secretários, diretores e, principalmente, a população em geral que está aqui para construir um Salgueiro melhor. Agradeço ao povo salgueirense que está aqui para que a gente possa ter o nosso orçamento feito com o povo, pois Salgueiro teve por muito tempo orçamentos que se construíam em salas e sem debater com o povo.”
Após as falas do Executivo, a Tribuna Popular foi aberta para que os cidadãos presentes pudessem apresentar sugestões, demandas e contribuições ao projeto. Os interessados em contribuir na construção da LDO 2026 pode acessar o formulário online através do link<https://forms.gle/pNBkQfVa2igoHxZdA>.