A homenagem reconhece a atuação da autarquia no fortalecimento da engenharia, agronomia e geociências no Sertão e em todo o estado
A Câmara Municipal de Salgueiro realizou, na noite desta terça-feira (15), uma sessão solene para homenagear o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), em celebração aos seus 91 anos de fundação. Na ocasião, foi concedida uma Moção Honrosa à autarquia federal, como forma de reconhecimento pelo papel desempenhado no fortalecimento das engenharias, agronomia e geociências, especialmente no Sertão Central e em todo o estado.
Durante a cerimônia, foi destacada a importância da Inspetoria Regional do Crea-PE instalada em Salgueiro desde a década de 1980. Atualmente, a unidade atende nove municípios da região – Cabrobó, Carnaubeira da Penha, Cedro, Orocó, Parnamirim, Serrita, Terra Nova e Verdejante – somando mais de 1.200 profissionais registrados.
Representando o Crea-PE, o vice-presidente Luis Borges expressou sua gratidão pela homenagem. “Nós nos sentimos muito honrados por essa homenagem. A gente agradece enormemente o reconhecimento pelos esforços que o Crea faz, mas não são esforços, é a necessidade de que os seus profissionais participem ativamente do desenvolvimento sustentável das cidades. Entendemos e ar de se convir que a maioria dos projetos que a maioria dos projetos passa pela engenharia. A partir deste reconhecimento de participação com os poderes constituídos, a sociedade representada pelo poder público de uma maneira geral, nos fazemos com que os projetos aconteçam e os profissionais sejam valorizados.”
Também presente à solenidade, o diretor da Mútua, Marcelo Tabatinga, falou em nome da entidade. “É uma satisfação estar aqui representando o Crea que se sente abraçado pela população de Salgueiro, pois estamos aqui na casa dos representantes do povo. Minhas palavras são de agradecimento, o trabalho da maioria das pessoas que atuam no Crea em Pernambuco são honoríficos, são pessoas que assim como vocês estão cumprindo um papel social importante de proteger e bem fazer pela sociedade, e é importante os reconhecimentos que temos recebido, em especial hoje em Salgueiro. Está de parabéns o Crea de Pernambuco, mas também está de parabéns todos os colaboradores e profissionais da engenharia. Agradecemos em especial o vereador Mariano Barros autor da proposição.”
Após as falas, o presidente da Câmara, Léo Parente, fez a entrega da Moção Honrosa aos representantes da autarquia. Em seguida, foi exibido um vídeo do presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, que agradeceu pela homenagem. “Momento de agradecer essa justa homenagem à instituição Crea-PE pelos 91 anos de existência levando o bom debate da engenharia, da agronomia e das geociências. Acima de tudo é um momento de agradecer ao poder legislativo e executivo dessa cidade tão importante para Pernambuco. Crea e os poderes constituídos de mãos dadas caminhando para o desenvolvimento do nosso estado.”
O autor da proposição, vereador Mariano Barros, saudou os profissionais e estudantes presentes, destacando a relevância do Crea-PE na construção de políticas públicas. “Com certeza o Crea vai nos ajudar na nossa empreitada do plano diretor. Ficamos muito lisonjeados de os receber aqui e prestar essa homenagem.” Ele ainda lembrou da engenheira e vereadora licenciada Eduarda Sampaio e homenageou o conterrâneo Ícaro em nome de todos os profissionais da área.
Encerrando a solenidade, Léo Parente ressaltou a trajetória e a relevância da entidade. “Mais do que uma instituição, o Crea Pernambuco é um símbolo de valorização da engenharia, agronomia, geociências e de tantas profissões que constroem, transformam e impulsionam Pernambuco rumo ao futuro. São nove décadas zelando pela ética pela qualidade técnica e segurança das obras que impactam diretamente a vida da população. Que os próximos anos sejam de ainda mais de inovação, fortalecimento das categorias representadas e da atuação cada vez mais próxima da sociedade.”
Parente também destacou a iniciativa da Casa Legislativa, que aprovou por unanimidade a doação do terreno para a construção da sede do Crea-PE no município. “Essa Casa tem a honra de poder ter feito a doação do terreno do Crea aqui na última legislatura dos vereadores, votamos com unanimidade e celeridade que esse processo exige. Pois para nós é uma honra poder ter o Crea Pernambuco em Salgueiro.”