1º Augusto Matias (Republicanos) iniciou seu discurso saudando todos os funcionários do Legislativo e os presentes na sessão, em nome de seu amigo Bigode. Desejou saúde à vereadora licenciada Eduarda Sampaio e ao seu esposo, Emmanuel. Expressou sua satisfação em estar de volta para mais um mandato ao lado dos colegas vereadores. Desejou um bom trabalho a Fabinho, Emmanuel e a todos os secretários. Destacou que está na Casa para aprovar projetos que beneficiem a população de Salgueiro e enfatizou que sua missão é trazer o melhor para o município e gerar empregos. Afirmou que lutará para ajudar o prefeito e o vice-prefeito a viabilizar emendas, e relembrou que, desde que foi eleito, Fabinho vem buscando apoio em Brasília. Ressaltou que o povo confiou nele, e ele irá retribuir, especialmente buscando gerar empregos e oferecer melhores condições aos professores, à educação e à saúde. Finalizou desejando a todos um bom final de semana.

2º Pitel Filho (MDB) saudou seu primo Bigode, todos os policiais de plantão e os agricultores que estão na labuta. Relatou que visitou a escola do Sítio Feijão e constatou um alto índice de evasão escolar. Informou que já oficializou a Secretária de Educação sobre a situação e defendeu a necessidade de uma busca ativa na localidade para evitar o fechamento da unidade. Acrescentou que também esteve nas escolas Cleuzemi e Dr. Severino, onde avaliou as demandas existentes. Ressaltou sua visita ao 4° distrito e o pedido da população pela realização do patrolamento. Solicitou que a Secretária Roseli providencie essa intervenção com urgência, devido à precariedade das vias. Requereu ao Secretário Thayrony Torres uma vistoria na rua 10 do Copo de Cristal, que apresenta inúmeros buracos. Parabenizou Augusto Matias pelo retorno à Casa Legislativa e afirmou que pretende contar com sua experiência.

3º Mael do Divino (Republicanos) iniciou seu discurso cumprimentando Regilane, organizadora do Circuito de Corrida, assim como todos os participantes do evento. Reconheceu o empenho dos responsáveis pelo 1º Campeonato de Pênaltis, realizado no bairro Divino. Destacou o grande Festival de Quadrilhas ocorrido no último dia 3 e enalteceu os professores responsáveis pelas coreografias. Aplaudiu os marcadores Malu — vencedora — e Caleb, que também teve excelente desempenho. Felicitou as escolas vencedoras Maria Nilza e José Vitorino. Ressaltou que, no dia 4, houve apresentações de diversas quadrilhas da região, embora tenha sentido falta da participação de grupos locais de Salgueiro. Solicitou à Secretaria de Cultura a criação de uma quadrilha municipal para garantir essa representatividade no próximo ano. Elogiou a gestão pela transparência e pela escuta ativa da população, mencionando as reuniões sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), e incentivou a participação popular nesses encontros. Exaltou a governadora por estar atenta às necessidades de Salgueiro e manifestou otimismo com o início das obras da creche e do Complexo Científico ainda no segundo semestre. Comentou que o festival “Pernambuco Meu País” contará com diversas atrações artísticas e contribuirá para a geração de renda. Solicitou à secretária Roseli que providencie o patrolamento das estradas próximas ao Caxite e regiões adjacentes. Relatou a necessidade de ambulâncias, relembrando que Clebel havia entregue 10 unidades, posteriormente sucateadas pela gestão anterior. Concluiu afirmando que a administração atual está empenhada em resolver a questão, com a chegada de novas ambulâncias disponibilizadas por deputados parceiros.

4º Baldin dos Anjos (PRD) iniciou seu pronunciamento expressando satisfação com a chegada de Augusto Matias e enviou cumprimentos à vereadora licenciada Eduarda Sampaio. Saudou todos os funcionários do Legislativo e parabenizou Antônio Bigode por ser um dos fundadores do Partido dos Leões. Ressaltou a dedicação de Bigode à construção do partido e sua presença ativa no município durante o período eleitoral, apesar de residir em Santa Catarina. Informou que solicitou à secretária de Obras, Vitória Miranda, a realização de serviços de tapa-buracos em três áreas: na Avenida 2, localizada no Loteamento Asa Branca; na rua Joaquim Gondim, no Centro; e na rua Expedito de Sá Araújo, no bairro Planalto. Anunciou que também pediu o calçamento da rua Angelim Pereira da Silva, no bairro Pimenta 4. Reforçou seu apelo ao prefeito e ao secretário de Serviços Públicos para que deem atenção a essas demandas, consideradas essenciais pela população. Desejou um bom dia a todos os ouvintes, com destaque especial para Dona Pastora e Pedro Baiano. Comentou que o tempo de fala na Tribuna é limitado, o que o impede de mencionar todos os nomes que gostaria. Reiterou que “o que começa certo não tem como dar errado”, referindo-se ao empenho do prefeito, vice-prefeito e dos vereadores. Encerrou o discurso demonstrando disposição para trabalhar e desejando a todos um excelente final de semana.

5º Zé Carlos (Republicanos) cumprimentou os colegas em nome do vereador Augusto Matias, descrevendo-o como um apaziguador. Saudou os familiares de Matias presentes na sessão, assim como Bigode. Anunciou que no dia 18, às 15h, ocorrerá a inauguração do Centro de Reabilitação Cristo Liberta, uma extensão da unidade de Paulista, coordenada pelo professor Lupercio. Ressaltou que o primeiro desafio foi encontrar um espaço, que acabou sendo cedido por uma funcionária de um banco. Informou que quatro pessoas de Paulista vieram prestar apoio ao Centro e que, na quarta-feira, receberá Lupercio e sua comitiva, estendendo o convite à população. Agradeceu à secretária Roseli por se prontificar a colaborar, ampliando os agradecimentos a Fabinho e à Secretaria de Obras pela atenção dedicada. Comentou que, para a manutenção do Parque Dr. Assis, contou com amplo apoio, citando seu parente Carlinhos da Tupan e a empresa Limpax. Reiterou que, na próxima semana, o Centro de Reabilitação estará em pleno funcionamento na fazenda Dnocs, expressando sua satisfação, apesar da correria. Encerrando, comentou que tem se dedicado ao estudo para revitalizar a Academia das Cidades.

6º Flavinho Barros (PSD) manifestou sua alegria ao reencontrar Augusto Matias e felicitou Michellzinho Vasconcelos pela celebração de seu aniversário. Enviou cumprimentos a Eduarda Sampaio e Emmanuel pelo nascimento de seu terceiro filho, Miguel. Destacou o encerramento do Ciclo Junino na madrugada do dia 5, contando com apresentações de quadrilhas. Ressaltou o grande potencial da cultura local e reforçou o apelo para a reativação da Quadrilha de Salgueiro. Compartilhou que tem visitado os distritos do município e solicitou à Secretária de Desenvolvimento Rural o patrolamento do sítio Vasques. Ressaltou que Fabinho e sua equipe estão se dirigindo às comunidades para ouvir os moradores e, posteriormente, elaborar o orçamento voltado às demandas da população de Salgueiro. Pontuou a importância desses encontros para que as pessoas expressem suas necessidades e para a administração compreender melhor a realidade local, mencionando que tem recebido relatos sobre as melhorias. Citou o memorando de entendimento entre Brasil e China para viabilizar o corredor ferroviário Brasil-Peru, enfatizando que esse corredor passa pelas obras da Transnordestina. Incentivou a população a se manter informada e engajada nesse debate pela conexão da linha ferroviária de Salgueiro com a rede do Nordeste. Lamentou os discursos na Câmara de vereadores que fazem oposição por oposição, alegando que a gestão substituiu o Complexo Científico por festas. Informou que o processo licitatório do Complexo está em andamento e que as obras serão iniciadas em breve, citando também o festival Pernambuco Meu País, um grande evento cultural que contribuirá para o fortalecimento da economia. Afirmou que se anima ao ver Salgueiro sendo reconhecido pelo governo estadual e esclareceu que o dinheiro dos servidores está indo para os servidores. Finalizou destacando que a população tem solicitado o retorno das ambulâncias, e garantiu que a administração está se empenhando para atender essa demanda.

7º Eliane Alves (PSB) saudou os colegas de bancada em nome de Veronaldo, que está acompanhando o pai no Hospital Regional. Parabenizou a liderança Givania Silva, eleita presidenta municipal do PT. Prestou solidariedade à comunidade de Riacho do Fogo pela perda de Cesar, estendendo seus cumprimentos a Augusto Matias e familiares presentes no plenário o Sr. Bigode e Romero. Reafirmou seu compromisso em dar visibilidade ao “Salgueiro real” e expor a dura realidade vivenciada por  famílias, destacando o caso das ambulâncias que, até o fim de 2024, atendiam à população e atualmente encontram-se paradas ou escondidas com o objetivo de conter gastos. Comentou que, sempre que há cobrança por ambulâncias, retomam sua fala, ressaltando que continua viva, pois o povo a conhece e sabe que ela não é contra ambulâncias, mas à utilização de veículos sem condições de uso. Informou ter destinado uma emenda, em 2024, para a aquisição de uma nova ambulância. Afirmou que Clebel só comprou os veículos porque, em 2016, o então presidente da Câmara reuniu os recursos e os repassou à Prefeitura. Demonstrou indignação com o fato de que, após seis meses de gestão, as ambulâncias ainda não foram tratadas como prioridade e urgência. Contou que fez várias cobranças à gestão de Marcones, mas que nunca precisou reivindicar ambulâncias pois sempre teve ambulância para atender quem precisou. Denunciou que o “Salgueiro real” nos bairros Loteamento Monte Alegre e Asa Branca é um tapa-buracos precário com aplicação de pó de brita, gerando poeira tóxica para os moradores, além da presença de esgotos a céu aberto e acúmulo de lixo. Anunciou que no dia 24 de junho Salgueiro sediará o seminário de abertura do programa Conexões Transnordestinas – A Ferrovia que Move Pernambuco, com participação de autoridades e realização de palestras. Enfatizou que tais ações são iniciativas do governo Lula e relembrou que, há dois anos, recebeu uma equipe que defendia Salgueiro como centro estratégico de distribuição de combustível e comentou que os projetos básicos e estudos técnicos estão em andamento. Concluiu expressando estranhamento quanto à ausência de avanços nas obras do IML e nas creches, observando que, ao longo de três anos, nenhuma ação foi realizada pela governadora em Salgueiro além daquelas que já estavam licitadas.

8º Auremar Carvalho (PRD) saudou a mesa diretora em nome do amigo Augusto Matias e a plateia em nome de Bigode e Lampião. Parabenizou Michell Vasconcelos pelo aniversário. Solicitou o patrolamento da estrada de Pimenta 1 até o acesso à BR e da rua Antônio Filgueira Soares, ambos pedidos feitos pelo vereador licenciado Sávio Pires. Destacou que antes ocupava o cargo de suplente e, agora, atua como vereador titular, relembrando que foi chamado de “babão” por um colega da oposição. Afirmou que os adversários perderam e perderão novamente. Ressaltou que, se elogiar o trabalho de Fabinho é ser “babão”, então o será com orgulho, por apoiar um prefeito que trabalha. Observou que os buracos existem desde a chamada “gestão do retrocesso”, mas somente agora estão promovendo uma espécie de Carnaval em torno do problema. Relatou que os vereadores da oposição permaneciam calados diante do atraso enfrentado pelo município. Mencionou que, na época da Transnordestina, havia recursos abundantes e questionou o que foi realizado em benefício da cidade. Afirmou que os opositores estão incomodados e percebe que eles torcem pelo pior. Rebateu a alegação de que a licitação de Umãs estava concluída, argumentando que o antigo governador e a equipe do PSB emitiam diversas ordens de serviço durante os anos eleitorais, mas não concretizavam as ações. Enalteceu a governadora Raquel Lyra, afirmando que já foram feitas obras e executará ainda mais projetos. Criticou a proposta de aumento do IOF, sugerida por Lula, destacando que o impacto recairá sobre os mais pobres, já que os empresários repassam os custos ao consumidor final. Ressaltou que a governadora conta com o apoio de 140 prefeitos, e comentou que as pesquisas eleitorais para governador são semelhantes às que envolvem Lula, que, segundo ele, está perdida. Questionou por que a antiga gestão não adquiriu novas ambulâncias nem realizou os consertos necessários nos veículos danificados. Criticou também a inadimplência no pagamento do IPVA das ambulâncias, evidenciando o descaso com os bens públicos. Finalizou relatando que os veículos e máquinas da prefeitura foram entregues sucateados, mas que a atual gestão conseguirá superar os desafios e permanecer por mais de quatro anos no comando do município.

9º Mariano Barros (PSB) cumprimentou o vereador Augusto Matias, seu amigo Pablo Matias e Bigode. Saudou Givania, eleita para presidir o diretório do PT em Salgueiro, e enviou um abraço para Augusto Zabumbeiro e sua família pela perda de Cesar. Questionou o que falta para a gestão municipal tornar-se proativa, pois tem atuado apenas em resposta aos gritos da população. Relatou que foi necessária a divulgação de um vídeo, mostrando um cadeirante e uma mulher implorando por uma ambulância, para que providências fossem tomadas. Afirmou que o tema das ambulâncias não foi tratado como prioridade por esta administração, sendo que a única urgência foi a reforma da previdência. Ressaltou que sua atuação não é uma oposição por oposição, mas sim a representação da voz popular clamando por socorro. Incentivou os cidadãos a se manifestarem nas redes sociais e a buscarem os vereadores da oposição, uma vez que os da base governista apenas exaltam a gestão. Comentou que o Complexo Científico de Salgueiro já foi licitado, mas o estado conta com um quadro de servidores insuficiente. Demonstrou preocupação quanto à possibilidade de o projeto não avançar, sobretudo após o anúncio de instalação de IMLs em Ouricuri e Serra Talhada. Manifestou sua torcida para que o de Salgueiro seja implantado primeiro e questionou se ele contará com o serviço completo de necropsia. Solicitou à governadora atenção especial e prioridade para essa demanda. Relatou que, na semana anterior, houve uma proposta de lei enviada pelo Executivo para votação, mas a tramitação foi marcada por desorganização. Perguntou onde está a proatividade da secretária, ressaltando a necessidade de se apontar as falhas e os problemas da cidade. Enfatizou que deseja colaborar para que as ações aconteçam. Mencionou as discussões da LDO e que espera que a verba suplementar seja de 1% ou 2%, para o Legislativo ter um acesso mais amplo às movimentações financeiras do município. Criticou o fato de que, atualmente, Fabinho pode alterar até 40% do orçamento sem informar à Câmara Municipal. Destacou que apresentou uma emenda impositiva no valor de R$140 mil para a construção de uma quadra de vôlei de areia e questionou se ela será executada. Informou também que conseguiu uma emenda, com o deputado João Paulo, de R$100 mil para a mesma finalidade. Reafirmou seu desejo de ver Salgueiro fortalecido, com uma gestão proativa e composta por pessoas verdadeiramente comprometidas com o trabalho.

10° Michell Vasconcelos (PSD) deu boas-vindas a Augusto Matias. Ressaltou que percebeu um tom de agressividade nas falas e relembrou que fazia cobranças à gestão anterior. Agradeceu a todos que lhe enviaram felicitações pelo aniversário. Relatou que está ocorrendo um mutirão de limpeza no bairro Primavera e mencionou sua visita à Cozinha Comunitária, parabenizando os responsáveis pela entrega das refeições gratuitas. Afirmou que, quando alegaram ser contra o uso de ambulâncias, era porque de fato eram contra, e acrescentou que tem buscado apoio de diversos deputados para conseguir veículos destinados à saúde do município. Considerou vergonhosa a fala de uma colega de bancada, que afirmou que a gestão passada abastecia os veículos e não pagava o IPVA. Questionou por que essa mesma colega não comenta sobre a operação tapa-buracos anterior, já que o município se encontrava dentro do buraco. Pontuou que, após vinte anos de desgoverno, foi possível realizar o asfaltamento das ruas Alto Curtume, Colina e Avenida Central. Concluiu expressando seu arrependimento por um dia ter apoiado a antiga gestão, a qual chamou de corja.

11º Cleber Freitas (PP) cumprimentou o colega Augusto Matias pela posse do mandato. Manifestou seus sentimentos à família de Cesar Augusto e aos moradores do Riacho do Fogo, lembrando que Cesar foi baterista de sua banda. Sugeriu a pavimentação e melhoria na iluminação da Travessa Antônio Filgueira Soares, localizada no bairro Nossa Senhora de Fátima. Solicitou também a instalação de iluminação pública na Rua Estados Unidos, na comunidade Brisa da Serra, e enviou um abraço aos moradores em nome de Edgar Almeida e Erica Almeida. Relatou que recebeu os representantes do Sítio Mutuca, Pedro e Sandro, que reivindicaram a coleta de lixo na localidade, e pediu à Secretaria de Serviços Públicos atenção especial à demanda. Recomendou a limpeza da cacimba na propriedade de Tiago Lopes, no 2º distrito, bem como a perfuração de um poço artesiano para Argemiro Ramos, no Sítio Pereiros. Requereu o patrolamento das estradas do Monte Alegre. Destacou que, aos fins de semana, visita os sítios e que o patrolamento é uma das principais necessidades apontadas, devido às condições precárias das vias rurais. Ressaltou que está presente para reivindicar, cobrar, encaminhar e buscar soluções rápidas para os problemas enfrentados. Encerrou desejando a todos um excelente final de reunião.

12º Tiago Arraes (MDB) iniciou sua fala cumprimentando os colegas e, ao relatar visitas aos bairros e ouvir a população, destacou o problema dos animais soltos nas ruas e a baixa quantidade de castrações realizadas, sugerindo melhorias no serviço e a contratação de mais equipes para realizar o serviço. Criticou o abandono de vias públicas, especialmente no bairro Monte Alegre onde foi colocado brita para tampar os buracos ocasionado perigo de acidentes para quem trafega de moto, e cobrou a promessa de pavimentação de 300 ruas. Ressaltou a necessidade de ampliar a iluminação pública e de realizar um mutirão de limpeza no Monte Alegre afirmando que já solicitou mutirão no loteamento tem mais de quarenta dias e nada foi feito. Reforçou seu papel fiscalizador como oposição afirmando que não está na câmara para críticar outros vereadores e sim defender Salgueiro, disse que a cidade precisa de ações, não apenas reuniões. Mencionou o vídeo de uma paciente cirurgiada relatando dificuldades em  conseguir ambulância para transferência de Recife até  Salgueiro e cobrou sobre a aplicação de  sua emenda de aproximadamente R$ 200 mil para aquisição do veículo.

13º Agaeudes Sampaio (Republicanos) desejou um bom dia a todos. Parabenizou Regilane pela realização do 4° Circuito de Corrida de Salgueiro, além de Ericka Oliver e todos os envolvidos na organização do Festival de Quadrilhas. Informou que a primeira feira de troca de livros acontecerá nos dias 17 e 18, das 9h30 às 14h, na Biblioteca Francisco Augusto. Comunicou também que Salgueiro receberá em breve o festival Pernambuco Meu País, voltado à valorização da cultura e da arte. Comentou que achou impressionante o que ouviu durante a sessão, ao presenciar discurso de quem diz que vai para rua fazer escuta e logo em seguida afirma que não é preciso escutar para ter o que fazer. Ressaltou que ouvir e escutar são atos distintos, e que a população clama por escuta e pela solução dos problemas. Relatou que, além das ambulâncias, a gestão anterior deixou ônibus e carros apreendidos pela PRF. Relembrou os gritos de socorro durante a paralisação dos servidores e afirmou ter testemunhado um secretário fugindo para não atender um esportista. Questionou se essas situações também não representavam pedidos de socorro, enquanto alguns vereadores permaneceram em silêncio. Destacou que precisou gritar em momentos críticos, como diante dos fardamentos escolares escondidos, da situação do mobiliário na creche Isabela, e quando mães atípicas solicitavam apoio. Explicou que o processo de escuta está sendo conduzido para que a Lei de Diretrizes Orçamentárias chegue ao Legislativo refletindo as reais necessidades da população e estabelecendo prioridades concretas. Reforçou que, além das ambulâncias sucateadas, as máquinas agrícolas também foram entregues em condições precárias, e mencionou o déficit de R$ 23 milhões deixado pela administração anterior. Narrou suas visitas as escolas e elaboração de relatórios sobre suas condições. Comentou que, se não tivessem sido encontrados tantos problemas, o progresso estaria bem mais avançado. Apoiou as emendas parlamentares e manifestou expectativa para que venha mais. Finalizou respondendo aos que dizem que, agora na oposição, há obrigação de cobrar, reafirmando que, por exercer o cargo de vereador o dever dele sempre foi cobrar.

14º Léo Parente (PRD) cumprimentou Augusto Matias, Bigode e toda a família e amigos do vereador empossado. Saudou o pequeno Miguel, filho de Eduarda Sampaio e Emmanuel, desejando-lhe muita saúde. Felicitou também sua tia Hilda e o tio Chico, presentes na sessão. Destacou que a Tribuna é um direito constitucional que permite aos vereadores e cidadãos usarem sua voz para expor as verdades que o povo sente na pele. Mencionou que, por meio de seu Instagram, denunciou a existência de ambulâncias paradas em 2024 e que muitos eram impedidos de se deslocar a Recife por falta de vans no TFD. Esclareceu que Salgueiro possui um número reduzido de ambulâncias e que, mesmo adquirindo 10 ou 100 veículos para atender 60 mil habitantes, ainda seria insuficiente. Simulou que, caso tivessem adquirido duas ambulâncias por ano ao longo dos últimos 25 anos, o município já contaria com 50 unidades. Compartilhou as dificuldades enfrentadas na atualidade para conseguir ambulâncias para trazer Tati de Recife para Salgueiro e encaminhar uma gestante até Petrolina. Ressaltou que, nos últimos anos, somente o governo de Clebel investiu na compra de ambulâncias. Acrescentou que os buracos nas vias não são um problema recente e que há anos vem publicando denúncias e cobrando providências. Lamentou o sofrimento da população sem ambulâncias, sem acesso à ressonância magnética e sem pavimentação há quatro anos. Criticou a postura de alguns vereadores, que ignoram o investimento de R$ 1,5 milhão em asfalto, insistindo em fechar os olhos para melhorias, enquanto tentam abrir os olhos do povo para demandas antigas. Apontou que, enquanto contratar uma banda no Brasil pode ser feito através de uma licitação simplificada, o processo de aquisição de ambulâncias é demorado, o que atribui às exigências da legislação federal. Solicitou à prefeitura que acelere o processo de implementação das medidas relacionadas às ambulâncias. Concluiu afirmando que o abandono em que o município foi deixado é imenso e que, hoje, o povo paga caro por esse descaso.