Na manhã desta sexta-feira (24), os servidores da Câmara Municipal de Salgueiro participaram de uma palestra promovida pela C&B Consultoria e Gestão, voltada à conscientização sobre o Outubro Rosa e o Novembro Azul. A iniciativa integra as ações de valorização da saúde e bem-estar dos servidores, incentivando o autocuidado e a prevenção.
Durante a apresentação, a palestrante Bianka Alves destacou que as campanhas do Outubro Rosa e do Novembro Azul de 2025 têm como propósito principal estimular a população a cuidar mais da própria saúde, com foco especial nos cânceres de mama e próstata, mas também ampliando o olhar para a prevenção de doenças de forma geral.
O câncer de mama é um dos mais comuns entre as mulheres no Brasil e também o que mais causa mortes femininas. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a detecção precoce é fundamental, pois, quando diagnosticado no início, o tratamento pode alcançar até 95% de chances de cura. Já o câncer de próstata é o mais incidente entre os homens brasileiros, e recomenda-se que exames simples, como o PSA, sejam realizados a partir dos 45 anos.
“Vemos que a incidência de câncer está altíssima de modo geral, e ainda há uma negligência em relação ao cuidado com a saúde. A nossa missão foi justamente conscientizar sobre a importância de se cuidar. Quando compartilhamos informações e estimulamos as pessoas a fazer exames preventivos, os resultados são muito mais positivos”, ressaltou Bianka Alves, da C&B Consultoria.
Os servidores destacaram a relevância da ação para o ambiente de trabalho. “Muitas vezes a gente deixa o cuidado com a saúde para depois, porque acha que não vai acontecer conosco. Trabalhamos com a sociedade e queremos sempre o melhor para o município, mas é importante lembrar que, antes de tudo, precisamos cuidar de nós mesmos”, comentou Marcos Parente, assessor legislativo.
A servidora Xênia Regina, também assessora legislativa, elogiou a forma leve e participativa da palestra. “Os palestrantes foram muito dinâmicos e nos passaram as informações de maneira clara. O que mais levo daqui é o incentivo para melhorar a alimentação e o cuidado preventivo”, destacou.
A ação reforçou a importância de manter o cuidado com a saúde como um hábito contínuo, aproximando o ambiente institucional de práticas voltadas à prevenção e ao bem-estar. Além de lembrar que, embora existam meses dedicados às campanhas, o cuidado deve ser mantido durante todo o ano, com alimentação saudável, prática regular de atividades físicas e realização periódica de exames preventivos.